Membros do Conselho Cívico e Cultural da ACSP-Distrital Norte, diretora da EE Major José Marcelino da Fonseca, Mônica Maria F.P.Maschietto(centro) e alunos da escola |
No próximo dia 9 de julho é feriado no Estado de São Paulo. Desde 1997, uma lei veio consagrar uma data magna para o Estado. Foi em 9 de julho de 1932, que o povo paulista deu inicio a uma luta contra as tropas de Getúlio Vargas e exigiu democracia no país.
Cerca de 300 alunos participaram do evento |
A Bandeira Paulista foi recebida com muita honra |
A Associação Comercial, através de seus Conselhos Cívicos e Culturais, comemora a data com a entrega da Bandeira do Estado para uma escola pública, nas diversas regiões na cidade de São Paulo. Membros do Conselho Cívico e Cultural da Distrital Norte da ACSP estiveram pela manhã (27/06), na Escola Estadual Major José Marcelino da Fonseca, para esta doação.
Localizada no bairro do Mandaqui, a escola tem na direção Monica Maria Fogagnolli Pedral Maschietto e atende alunos do ciclo Fundamental I. A EE Major José Marcelino da Fonseca está entre os quatro melhores colégios do Estado, segundo recente pesquisa da Folha de São Paulo.
Alunos da 4ª série durante o jogral |
Durante a cerimônia a diretora agradeceu e parabenizou a ACSP pela iniciativa. “Trabalhamos aqui com muito comprometimento, disciplina e respeito pelos alunos. Agora no mês de julho entramos em férias e muitas vezes os professores não têm a oportunidade de comemorar com os alunos o 9 de julho, uma data tão importante para nós. Por isso esta ação da ACSP vem contribuir com nosso processo pedagógico”, observou. No início da solenidade os alunos entoaram o Hino Nacional Brasileiro.
A aluna Catarina falou sobre a origem e signficado da Bandeira Paulista |
A diretora Mônica saudou a Associação Comercial de São Paulo |
MMDC
O coordenador José Cordeiro Neto destacou a importância dos símbolos nacionais. Explanou que os jovens também participaram da Revolução de 32. “Em 23 de maio de 1932, os estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC) foram mortos brutalmente por clamar a liberdade”, afirmou.
José Cordeiro Neto, coordenador do Conselho Cívico e Cultural da ACSP- Distrital Norte |
Os alunos da 4ª série, através de um jogral, explicaram o que foi o Movimento Constitucionalista de 1932. Já a aluna Catarina falou sobre a origem e o significado da Bandeira Paulista.
Patrono da escola Major José Marcelino da Fonseca |
Quem foi Major José Marcelino da Fonseca?
A história do patrono da escola, major José Marcelino da Fonseca foi contada pelo também major Arlindo Souza Picoli. “Major José Marcelino da Fonseca foi um dos heróis de 32. Ele incorporou a bombarda, durante o fronte. Este equipamento era um cano de aço, onde os soldados podiam lançar granadas a grandes distâncias. Porém, em um destes lançamentos a granada explodiu antes de sair do cano e os estilhaços atingiram a carótida do major e do comandante geral da Força Pública, Salgado Filho, que morreram quase que instantaneamente”.
major Arlindo Picoli |
A escola está localizada na Rua Saldado Bentinho, 87, no Mandaqui |
Participaram do evento os seguintes membros do Conselho Cívico e Cultural da ACSP-Distrital Norte: José Cordeiro Neto, Heliodoro Pereira de Sá, Antonio Resende, major Arlindo de Souza Picoli, tenente Gilson Kazuo Watianga e José Carlos Barreto
Colar Carlos de Souza Nazareth
Outra iniciativa da ACSP para lembrar o Movimento Constitucionalista de 1932 é a entrega do colar Carlos de Souza Nazareth, que tem o objetivo de distinguir e reconhecer pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela prática de ações de relevo em prol do bem comum, inspiradas no civismo e aperfeiçoamento da sociedade.
Nazareth foi presidente da entidade aos 33 anos e foi um dos principais responsáveis pela administração do sistema de suprimentos e apoio logístico ao Exército Constitucionalista. Personalidades como: Geraldo Alckmin, Paulo Bonfim, Dorina Nowill, Santa Casa de São Paulo, José Serra, Gilberto Kassab, Viviane Senna, Dom Fernando Figueiredo, entre outros, receberam o colar.
Convite
80º Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932
Entrega do “Colar Carlos de Souza Narazeth”
Participação do Coral Baccarelli
Data: 02/07/2012 – Horário: 17h
Local: Assembléia Legislativa de São Paulo – Plenário Juscelino Kubitscheck
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – sala 1065 – 1º andar