terça-feira, 4 de março de 2008

UM MOTIVO PARA A GUERRA

A ação do exército colombiano no último do domingo (02/03) pode ter criado o motivo de uma guerra entre Estados Unidos e Venezuela. Eu explico: forças colombianas bombardearam uma base clandestina do grupo guerrilheiro (Farc) na cidade equatoriana de Angostura, a 3 km da fronteira com a Colômbia. O governo colombiano afirma que Equador e Venezuela apóiam as Farc O ataque conseguiu matar o número dois da facção Raúl Reyes. A invasão despertou um conflito diplomático entre Quito e Bogotá. De imediato o líder da Venezuela, Hugo Chávez, tomou as dores dos coirmãos equatorianos e mandou fechar sua embaixada na capital colombiana. Ao mesmo tempo tropas começaram a marchar para a fronteira entre os países. Qualquer ação de Chávez, num possível conflito, encontrará resistência não só dos colombianos, mas dos Estados Unidos. A Casa Branca nunca teve um motivo plausível para guerrear com Chávez, apesar dos insultos e rispidez constantes do presidente venezuelano. O ataque das tropas bolivarianas seria o motivo tão esperando por George Bush.
Brasil – O governo brasileiro deverá mediar o conflito entre Equador e Colômbia. Na quarta-feira, (05/03) o presidente Lula deverá visitar o presidente equatoriano, Rafael Corrêa e da mesma forma irá procurar conversar com Álvaro Uribe, líder colombiano.
"Nenhum motivo explica a guerra, nem a grana, nem a ganância, nem a vingança, nem avanço industrial, nem esperança, nem o ideal, nem em nome do bem, contra o mal, nenhum motivo explica a guerra, nem a sede de poder, nem o medo de perder, nem a ira, nem a mentira, nem a conquista territorial". Afroreggae.

Nenhum comentário: