quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CHALITA PROMETE OUSADIA, AMOR E ENTUSIAMO


Roberto Mateus Ordine, vice-presidente da ACSP, coordenador geral
das sedes distritais, Rogério Amato e candidato Chalita

Dando prosseguimento ao ciclo de debates com os candidatos a Prefeitura, a Associação Comercial de São Paulo recebeu nesta quarta-feira (05/09) o candidato Gabriel Chalita, do PMDB.

Chalita disse que encarou o desafio de concorrer a Prefeitura de São Paulo graças aos ensinamentos que recebeu de seu núcleo familiar e a base educacional pelas escolas por onde passou.  Nascido em Cachoeira Paulista, foi vereador da cidade e chegou a presidir a Câmara Municipal. Exerceu cargos de secretário da Juventude, Esporte e Laser e de secretário da Educação do Estado de São Paulo. Instituiu os programas Escola da Família, Escola de Tempo Integral e Caminho das Artes. Atualmente é deputado federal, professor da PUC-SP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras.

Amato diz que a ACSP abre as portas para todos aqueles que têm uma contribuição
para dar a cidade. 

Para Chalita é necessário um choque de ousadia, amor e entusiasmo para que a cidade funcione bem. “Temos que organizar esta cidade, quebrar os paradigmas. Temos baixa qualidade na Educação, Saúde, Transporte, Moradia e isso não quer dizer que a culpa é deste ou daquele prefeito. Para mudar esta situação é preciso coragem”, afirmou.

grande público recebeu o candidato Chalita

O candidato disse que as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória têm níveis de Educação melhores que a cidade de São Paulo. “São Paulo tem três vezes o PIB do Rio de Janeiro, no entanto a cidade carioca vem melhor aproveitando as oportunidades e os grandes eventos que se aproximam serão realizados lá. Quantas empresas se mudaram para a Grande São Paulo?”.

O diretor superintendente da ACSP-Distrital Norte João Bico de Souza
questionou Chalita sobre a contrapartida dos impostos para a cidade

Outro ponto ressaltado por Chalita foi a falta de infraestrutura para receber os turistas. “Se o turista desembarcar em Guarulhos ele não tem opção para chegar ao centro de São Paulo. Terá que pegar um taxista, que não fala inglês. Chegará à marginal Tietê congestionada. Depois que se instalar no hotel, o que irá fazer? São Paulo tem mais teatros que a Broadway, mas não aproveita isso. Quanto investimos em cultura?”.

José Alarico Rebouças, diretor superintendente da ACSP-Distrital Centro,
pediu mais segurança e politicas de atendimento para jovens dependentes
de drogas

O presidente da FACESP e ACSP Rogério Amato explicou que o ciclo de debates é a oportunidade que o candidato tem para falar com os representantes dos bairros, que sabem dos principais anseios das comunidades locais. “Aqui Chalita estão representados todos os bairros de São Paulo. Todos trazem suas aspirações e sugestões para melhorias em nossa cidade”, disse.


O diretor da ACSP-Distrital Lapa Dimitrie
Josif Gheorghiu indagou sobre os programas
de Educação e Cultura para a cidade

Chalita observou a falta de sistemas informatizados em várias áreas da administração pública da cidade. “Não é possível que a cidade mais rica do país não conte com um sistema de diagnóstico eletrônico para a Saúde, Educação, Transporte. Existem três sistemas de semáforos que não se comunicam. Quando chove os semáforos apagam, mas os radares continuam funcionando. Oitenta por cento do comércio está irregular. Como podemos resolver? Existe corrupção, como acabar? Não temos creches suficientes para nossas crianças. Por que não iniciar a despoluição do Rio Tietê? São Paulo e México iniciaram juntos a construção do Metrô. Eles têm 200 quilômetros, nós apenas 70. Precisamos fazer um pacto de governabilidade para a cidade. Muitas das atribuições no âmbito do Governo  o prefeito pode e deve fazer.  O prefeito precisa ser percebido pelas pessoas. Uma pessoa leva 2 anos e meio para fazer uma tomografia computadorizada, um ano para iniciar um tratamento de quimioterapia. Temos que construir esta ponte entre a cidade rica e a cidade pobre. Se não podemos construir todas as creches, se não podemos construir todos os hospitais, temos que realizar parcerias com a iniciativa privada”, concluiu.

Na próxima terça-feira (11/09), às 17 horas, a ACSP recebe o candidato Celso Russomanno do PRB. A sede da ACSP fica localizada na Rua Boa Vista, 51. 

Nenhum comentário: