segunda-feira, 29 de novembro de 2010

UMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL!!!


Não se sabe bem ao certo, até quando o Rio de Janeiro terá paz. Porém, no último  final de semana, surgiu uma luz no final do túnel. A maior operação já realizada pela polícia do Rio de Janeiro para invadir uma favela dominada pelo tráfico de drogas, com participação de 2.700 homens das Polícias Civil, Militar e Federal e das Forças Armadas, resultou ontem na ocupação do Complexo do Alemão, uma das principais fortalezas de criminosos na cidade.

Centenas de policiais fortemente armados, a maioria transportada por veículos blindados da Marinha operados por fuzileiros navais, assumiram o comando do Complexo do Alemão poucas horas após o início da operação, na manhã de ontem. Bandeiras do Brasil e do Estado do Rio foram hasteadas no alto do morro como símbolos da ocupação.

Os criminosos, que nos últimos dias trocaram tiros com homens do Exército que realizavam um cerco à comunidade desde sexta-feira, abriram mão do confronto e tentaram se refugiar em casas de moradores, abandonando grande quantidade de armas e drogas. Houve troca de tiros apenas no início da ação.

"Nós vencemos, trouxemos a liberdade para a população do Alemão. Agora é o trabalho de busca, procura, prisões e apreensões," disse a jornalistas o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, acrescentando que as cerca de 30 mil casas do Alemão, onde moram mais de 100 mil pessoas, serão vasculhadas pela polícia em busca dos criminosos. "Todas as casas serão revistadas. Beco por beco, buraco por buraco", afirmou o coronel.

Pelo menos 30 pessoas foram presas. Um traficante e duas pessoas não identificadas morreram. Um morador se feriu, sem gravidade. Segundo estimativas da polícia, sete toneladas de maconha foram apreendidas, além de armas e farta munição.

Missa - Cerca de 200 pessoas participaram ontem de uma missa realizada no Cristo Redentor. Durante a missa, o padre Omar Raposo (foto) recebeu a notícia de que o papa Bento 16 havia enviado uma mensagem pedindo que a população tenha fé para vencer a violência na cidade. PM e Forças Armadas avançam no combate ao tráfico de drogas.Tim Lopes – Um dos traficantes presos ontem é Elizeu Felício de Souza, o Zeu, um dos criminosos condenados pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, em 2002. Segundo o tenente-coronel Marcos Neto, comandante do 17º BPM (Ilha do Governador), responsável pela prisão, o bandido foi detido em sua casa desarmado e sem oferecer resistência. Zeu seria levado para a 21ª DP (Bonsucesso). O criminoso havia fugido da prisão depois de receber um indulto para visitar familiares. Segundo os policiais que fizeram a prisão, ele ainda tem 18 anos de pena a cumprir.

Mansões – Durante a ocupação, informações de moradores levaram policiais até "mansões" usadas por traficantes de drogas. Por fora, pareciam casas como todas as outras, com tijolos aparentes e portas de ferro com fechaduras simples. Mas lá dentro havia piscinas, churrasqueiras, banheiras de hidromassagem, eletrodomésticos e equipamentos de última geração, uma academia de ginástica e até uma discoteca privada.

Governo – O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, indicou que as Forças Armadas devem continuar a apoiar as operações de retomada de territórios dominados pelo tráfico de drogas no Estado.

Segundo Cabral, a polícia fluminense também deve ter a participação de homens da Polícia Federal em novas ações nas favelas. "É um trabalho longo. Essa reconquista territorial é um passo decisivo para a nossa política de segurança pública", disse o governador, durante entrevista coletiva.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, prometeu uma série de serviços públicos nas comunidades ocupadas. "O município prepara um mutirão de serviços e um conjunto de projetos para os Complexos do Alemão e da Penha, que vão resultar na melhoria da prestação de serviços e obras de urbanização para os moradores", afirmou o prefeito, em nota.

Foragidos – Apesar da operação ter sido considerada um sucesso pela polícia e pelo governo, os principais chefes do tráfico da Vila Cruzeiro – Fabiano Atanazio, o FB; e do Alemão, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão – continuam foragidos. A Inteligência da polícia recebeu informações de que FB teria fugido para a Favela da Mangueira ou para Manguinhos, ambas dominadas pelo Comando Vermelho (CV).

Há muito o que se fazer, aja vista outros complexos existentes no Rio: Cidade de Deus, Maré, Rocinha e outros tomados por traficantes, mas a esperança ganhou força.

Fonte: http://www.dcomercio.com.br/

Nenhum comentário: