segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VAREJO - HOJE E AMANHÃ

da esquerda para a direita: Nelson Felipe Kheirallah, vice-presidente coordenador
do Conselho de Varejo da ACSP, Michel Rocha, diretor-superintendente ACSP-
Disrital Vila Maria e Ari Pereira, coordenador do Conselho de Varejo da ACSP-
Distrital Norte

As distritais Vila Maria e Norte da Associação Comercial de São Paulo receberam no dia 08/08, o vice-presidente e coordenador do Conselho do Varejo da ACSP, Nelson Felipe Kheirallah. Durante o encontro Kheirallah destacou as preocupações e prevenções para o comércio varejista diante do avanço das tecnologias.  Disse que não há mais diferença entre a loja física e a virtual. “Hoje o consumidor utiliza de vários canais e dispositivos no momento que efetua sua compra. Ele realiza comparações tanto no ambiente físico como virtual”, explicou.

Outro aspecto importante apresentado pelo coordenador é o mecanismo que o varejista deverá ter para receber seus pagamentos. “O mundo está ágil e versátil. Receber os pagamentos através de celulares e smartphones já faz parte de nosso dia a dia”. Para ele uma equipe bem treinada faz toda a diferença. “O vendedor tem que criar um elo entre o que o cliente está procurando e aquilo que levará por impulso”, observou.



Kheirallah falou de suas experiências na NRF - Retail's Big Show - maior feira
varejista no mundo, em Nova Iorque



Kheirallah também falou sobre as etiquetas inteligentes. Essa tecnologia promete mudar a nossa forma de lidar com os objetos e misturar de vez o mundo real e o virtual. Afirmou que estas etiquetas já estão em nosso dia a dia: são elas que acionam o alarme das lojas quando um produto passa pelo detector (sem autorização), que permitem aos motoristas atravessar o pedágio sem parar e pagar ou funcionários que entram nas empresas apenas chacoalhando o crachá perto da catraca. 

Destacou a atuação das redes sociais e as manifestações ocorridas em junho, onde em curto espaço de tempo, várias pessoas foram para as ruas protestar. Disse que os instrumentos utilizados para esta comunicação foram: twitter, facebook, sms, etc. Sugeriu que o varejista insira a empresa na comunidade. Citou como exemplo uma grande rede americana que destina parte do valor da compra para uma escola, creche, escolhida pelo próprio consumidor.  

O palestrante também observou sobre a falta de privacidade nos dias atuais. Comentou sobre o grande volume de dados das pessoas, que circulam na internet (Big Data). Para aqueles desejam segredo de suas ações é necessário: não ter conta em banco, não possuir dispositivos, tais como, email, twitter, facebook, não realizar consultas on-line, etc. Porém, para o varejista, é primordial saber gerar e armazenar as informações digitais de seus clientes, na hora de tomar suas decisões. 

A reunião foi coordenada pelo diretor-superintendente da ACSP-Distrital Vila Maria, Michel Rocha e contou com a iniciativa do coordenador do Conselho de Varejo da ACSP-Distrital Norte, Ari Pereira. A reunião foi realizada na sede da Distrital Vila Maria, Rua do Imperador, 1660.

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