“O prefeito Fernando Haddad priorizou o transporte público na cidade.” Foi o que afirmou Aparecido Pimenta, coordenador da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na zona norte, durante debate promovido pela Associação Comercial de São Paulo – Distrital Norte – no dia 17/10.
Pimenta observou que em alguns casos as faixas poderão ser
removidas. “Algumas ações devem ser colocadas em prática para ver se funcionam.
Se aquela faixa proporcionar grandes transtornos pode-se rever sua
implantação”, afirmou.
Sergio Honda representou os moradores da Rua Jovita |
O coordenador argumentou que segundo levantamentos da CET
a população aprova a instalação destes corredores. “A velocidade média dos
ônibus aumentou, com isso os usuários chegam com mais rapidez aos seus
destinos, consequentemente melhora a qualidade de vida destes usuários”,
explicou.
O morador Sergio Honda entregou para o técnico da CET um
abaixo-assinado com mais de mil assinaturas pedindo a imediata retirara da
faixa instalada na Rua Jovita. Sergio afirmou que os ônibus são muito grandes e
que a rua não comporta este tipo de tráfego. “Estes ônibus passam em alta
velocidade, as casas, os comércios começam a ter rachaduras”, informou.
Nicolau Helito(Distrital Lapa) , ten-cel. Cortez, Pimenta, Antonio Chiaretto cel. José Machado Barbosa,Abastecimento da Aeronáutica, George Ayoub e Elson Ayoub |
O tenente-coronel Marcelo Cortez, do Policiamento de Trânsito,
que representava o comandante Velozo, disse que não cabe a Polícia Militar a
implantação de linhas, faixas e corredores de ônibus. Esclareceu a PM atua
principalmente na solução dos problemas que estas intervenções possam causar. Afirmou
que a mobilidade na cidade é importante, porém o mais importante é a
preservação da vida das pessoas. “Se de alguma forma estas faixas estão
afetando a preservação da vida, obviamente esta implantação deve ser revista”,
considerou.
Faixa de ônibus Rua Jovita traz transtornos para os moradores e comércio |
Alguns moradores se mostraram indignados pela falta de
atendimento dos órgãos públicos e pediram a participação mais efetiva da
Subprefeitura Santana/Tucuruvi neste processo. O conselheiro da ACSP-Distrital
Norte Cleber Roberto Dias pediu análise para a faixa implantada em frente ao Colégio
Jardim São Paulo. “Alguns agentes esquecem-se de orientar o trânsito e ao invés
de proteger nossas crianças e jovens, na entrada e saída da escola, ficam com
seus blocos de multas, autuando os pais destes alunos”, criticou.
Pimenta orientou que a direção da escola implante baias de
estacionamento e que um funcionário do colégio seja treinado pela CET
(gratuitamente) para apoio na entrada e saída das crianças.
baia de estacionamento implantada pelo Colégio Delta |
O vice-presidente da ACSP João Bico de Souza questionou
que a cidade de São Paulo não pode ser tratada como cobaia pela Prefeitura. Em
sua opinião estas faixas estão sendo implantadas de forma irresponsável, sem
nenhum estudo.
O diretor superintendente George Abraham Ayoub disse que
mais uma vez a Associação Comercial abria as portas para a comunidade para
debater com os órgãos públicos.
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