terça-feira, 23 de junho de 2015

Membros da ACSP-Distrital Norte visitam o canil da Polícia Militar

Comitiva da ACSP-Distrital Norte visitam o canil

Na manhã do sábado (20/06) o diretor superintendente George Abraham Ayoub, juntamente com diretores e conselheiros da ACSP-Distrital Norte, visitaram a sede do canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no bairro do Tremembé.

Sargento William contou a história do canil


Foram recepcionados pelo sargento William, que contou um pouco da história do canil, além de mostrar as dependências do local e as habilidades de alguns cães.


Clínica do canil onde os cães são atendidos

“Temos atualmente 55 cães. As raças predominantes são o Pastor Alemão e o Pastor Belga de Malinois. A entrada de um cão no canil da Polícia Militar se dá através de três formas: compra, doação e criação.  Nossos cães se aposentam com 8 anos de idade”, explicou sargento William.

Simulação com o cão Kadaff - Pastor Belga de Malinois


Ira - Braco Alemão - farejadora 


Guga - Bloodhound - farejador 

O canil da PM foi fundado em 1950. Em 1956, na gestão do governador Jânio Quadros, o canil quase fechou. Jânio considerava os cães desnecessários para a função policial. A história mudou quando o menino Eduardinho (Eduardo Jaime Benevides), com 5 anos, após sequestro, se perdeu na mata onde hoje fica o Zoológico de São Paulo.  Neste momento entra em cena um herói, um pastor alemão “cabo Dick”. Toda a polícia foi mobilizada para encontrar o garoto. Mas foi Dick, que através do cheiro do travesseiro do menino, o encontrou dentro de um buraco coberto por folhas de zinco. O ato heroico possibilitou o trabalho do canil até os dias de hoje. (um ser humano tem em torno de 5 milhões de células olfativas, um cão tem 250 milhões).


Quik - Pastor Alemão - grande campeão de adestramento. Está aposentado.
Gozará sua aposentadoria ao lado cabo Nunes, seu  adestrador.
Cabo Nunes ao lado de seu parceiro o pastor Quik. Ainda na foto, agachado, o
diretor superintendente George Ayoub

O sargento William informou ainda que no canil é possível realizar pequenas cirurgias e para intervenções maiores, os cães são levados para o Hospital da Universidade de São Paulo. Atualmente o canil tem no comando o capitão PM Alexandre Farrath Junior. O canil fica localizado na Av. Ten. Júlio Prado Neves, 1111, no Tremembé.

Cabo Dick o grande herói do canil da Polícia Militar do Estado de São Paulo


Quer saber mais: Assista ao especial “Cães Heróis”, todas às quintas-feiras, às 22 horas, no canal Animal Planet. 

Nenhum comentário: