segunda-feira, 11 de abril de 2016

ACSP-DISTRITAL NORTE REALIZA REUNIÃO SOBRE AEDES AEGYPTI E GRIPE H1N1

Dr. Maurizio Cerino - médico e conselheiro da ACSP-Distrital Norte

Durante a 9ª Reunião Ordinária, a Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte - destacou o Aedes Aegypti e a Gripe H1N1. O médico e conselheiro Maurizio Cerino deu dicas importantes de como se proteger dessas doenças. A reunião foi presidida pelo diretor superintendente George Abraham Ayoub. 

Segue o que disse o Dr. Maurizio Cerino: 

"Nosso país está de cabeça para baixo em vários aspectos, inclusive, na área da Saúde. Nós sempre fomos considerados na América Latina, referência do âmbito da medicina preventiva, social, curativa, etc. Principalmente o Estado de São Paulo e o Sul do país.

Quando ocorreu o primeiro surto de Febre Amarela o Brasil se assustou. E em pouco tempo os nossos laboratórios, na raça, na vontade, conseguiram erradicar a Febre Amarela. E o mesmo inseto que transmite a Febre Amarela é o mesmo que transmite a Dengue, a Chikungunya e a Zika. Hoje, dois séculos depois, com toda a tecnologia que temos, não sabemos como proceder. E agora chega também a gripe H1N1. Tudo isso é vírus. Uma coisa é certa. Se você está bem, alimentando, sente-se bem, possivelmente passará despercebido por essas doenças. No ano de 2000, na Argentina, ocorreu um surto de H1N1. Por motivos particulares precisei ir até aquele país. Chegando lá todos de máscara. Até brinquei, a gripe do porquinho. Contraí a doença, meus filhos e minha esposa que estavam comigo não contraíram. E eu peguei, pois estava mesmo debilitado. Neste ano, na Argentina, se fala no H1N1? Não se fala, eles se preveniram. Acontece que todos estão falando dessas doenças, mas não falam da Tuberculose, Hanseníase, e muitas pessoas estão morrendo fruto dessas doenças.
O que nos falta é Gestão de Saúde. Para a Dengue temos uma boa notícia, os franceses irão lançar muito em breve uma vacina. O Brasil já encomendou um grande lote destas vacinas. Já a Chikungunya é menos agressiva e a Zika ainda é um mistério para todos. A Zika tem causado, em algumas gestantes, a microcefalia em seus fetos.

da esquerda para a direita: Antonio Carlos Stefano, diretor 2ºvice-superintendente,
George Abraham Ayoub, diretor superintendente, Alvaro Camilo, deputado estadual
e conselheiro da ACSP-Distrital Norte e Luis Carlos Ferreira Eiras, diretor 1ºvice-
superintendente. 

E como se prevenir? No país da piada, se usar máscara, todo mundo vai filmar você, ou vai fugir de você, isso no caso da H1N1.  Nos casos de Dengue, Chikungunya e Zika, quando esse vírus entre em nosso corpo, o primeiro órgão a ser atingido é o fígado. Aí o sistema imunológico começa a cair. Os métodos para se prevenir são simples: repelente é a primeira atitude. O suor é um fator importante. Quem tem mais glicemia poderá ser mais atingido do que aqueles que tem menos. Essa variante é importante para o mosquito, pois ele adora o sangue mais doce. Quem soa mais também tem mais probabilidade de atrair o mosquito. E é a fêmea que causa essas doenças. O macho não transmite. Então, se usarmos perfumes, principalmente de extrato de flores, isso afastará o mosquito. Citronela e Dama da Noite, são alguns exemplos. A própria vestimenta. Roupas escuras e de preferência longas para cobrir o corpo. O repelente caseiro é bem fácil de fazer: álcool, cravo da índia, citronela, deixar três dias decantar, colocar num borrifador e aplicar na pele.  Se colocar junto com um hidratante fica mais tempo na pele. Outro método é utilizar vitamina do Complexo B, que dá um aroma diferente no nosso suor e isso ajuda a repelir o mosquito, além de servir para aumentar nossa resistência diante do H1N1.

Já no caso do H1N1 colocar à noite vaselina ou o vick vaporub (não quero aqui fazer propaganda) na narina, que pode fazer um bloqueio. Na parte bucal temos um produto chamado Clorexidina Aquosa. Uma vez por dia, dilua em água, 3 ou 4 gotas, faça um bochecho ou até escove os dentes com essa solução. Alguns dentistas recomendam esse produto nos tratamentos dentários. Essa substância te protege praticamente o dia todo.


A vacinação é uma pratica preventiva. Ela precisa de no mínimo 20 dias para iniciar seu efeito. Então se você contrair a gripe, a vacina não irá mais solucionar o problema. Somente antibióticos fortes poderão socorrê-lo. O H1N1 não mata ninguém. Ele é um vírus que larga seu código genético e vai embora. Depois disso esse código vai abrindo caminho e tem uma preferência de chegar ao pulmão. Nesse momento é que começa o problema. Tem início uma Pneumonite, depois Bronquiolite e segue para uma Pneumonia, chamada Síndrome Aguda Respiratória. Ou seja, o vírus criou essa síndrome e proporciona a outras bactérias que façam o restante, e são essas bactérias que podem levar ao óbito. Algumas bactérias: Streptococcus, pneumococos, etc.".

diretores e conselheiros

O deputado estadual e conselheiro da Distrital Norte, Alvaro Camilo alertou sobre a necessidade de buscar fontes seguras na averiguação de fatos. Disse que nas redes sociais são debatidos vários assuntos e acredita ser importante antes de qualquer ação buscar a fonte. Falou dos excessos em torno de assuntos que que aflige os cidadãos, entre eles a Segurança e a Saúde. Analisou que falta atitude dos principais responsáveis, de vir a público e informar a população sobre a verdadeira situação. Acredita que a crise política logo irá passar e o Brasil seguirá o seu caminho.

O conselheiro Heliodoro Pereira de Sá falou sobre a atual crise brasileira. “A Associação Comercial de São Paulo foi fundada no dia 07 de dezembro de 1894, cinco dias depois, o seu conselho se reuniu para enfrentar momento que era muito difícil como de hoje. E vejam o que disse Antonio Prost Rodovalho em seu discurso: A ACSP nasceu para as horas difíceis, nasceu para ajudar principalmente os associados quando a adversidade sobreviver, nasceu para evitar calamidades provocadas pela ação governamental equivocada ou pela conjuntura internacional. Parece que foram ditas hoje, meus colegas. Prost ainda fez a seguinte convocação: As empresas paulistas vão resistir com bravura este momento difícil que atravessamos. Passados 121 Anos, o nosso presidente Alencar Burti, nos documentos de manifestações da atual conjuntura, avisa: O Brasil quebrou o GPS de sua governança, precisamos ter coragem, ousadia e luta, para atravessarmos a ponte do futuro do país. Com a força da solidariedade que nos une e que faz com que todos nós cuidemos uns dos outros, na luta do dia a dia. A nossa Distrital Norte nasceu também com o mesmo espírito. Nasceu para unirmos aqui na região, principalmente neste momento intoxicante da nação, que tanto precisa de cada um, olhando dentro e fora de sua casa como modelo dos vitoriosos. Assim, membros desta casa, desde sua fundação, houve muitos momentos difíceis, porém todos superados com ações concretas dos homens e mulheres que não tiveram medo e produziram ideias construtivas e não deixaram o barco afundar", afirmou. 
 

Nenhum comentário: