segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Repensando a Rua em Santana


Luciana Capello, Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi, Luis Eiras, diretor-superintendente
ACSP-Distrital Norte, Ari Pereira, conselheiro Distrital Norte,Danielle Hoppe, gestora do 
ITDP, Ankita Chachra, gestora do NACTO, Antonio Carlos Stefano, vice-superintendente da 
ACSP-Distrital Norte 

O diretor-superintendente da ACSP-Distrital Norte Luis Carlos Ferreira Eiras, o diretor vice-superintendente Antonio Carlos Stefano e o conselheiro Ari Pereira participaram da oficina e discussão de ideias a respeito do projeto Repensando a Rua em Santana, na Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi, na quinta-feira, 24 de agosto.

Danielle Hoppe


Stefano e Eiras acompanham de perto o impacto que trará na região 


A iniciativa foi apresentada pela gestora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) Danielle Hoppe, gerente da WRI Brasil Diogo Lemos e pela gestora da NACTO Ankita Chachra. O empreendimento é uma intervenção urbana temporária e visa principalmente impactar a circulação de pessoas na área 40 do bairro de Santana. "Nossa proposta é tornar as ruas de Santana mais seguras, ou seja, pensadas não só para os carros, mas também para as pessoas", disse Danielle. A proposta prevê a diminuição de velocidade dos veículos, com colocação de cones, desenhos de novos traçados nas ruas, implantação de figuras geométricas, parklets,  jardinagem, entre outras ações. 

Sugestões e ideias



"Ao contrário que muitos comerciantes imaginam, a diminuição dos carros no centro comercial do bairro, ajuda no aumento das vendas. A pessoa que caminha,  tende a comprar mais, do que aquela que está dentro do seus veículos", afirmou Hoppe. 

Esse projeto já foi desenvolvimento em diversas cidades no mundo, como em Nova York, Buenos Aires, Toronto, entre outras. No Brasil, foi implantado no Rio de Janeiro, durante a realização das Olimpíadas e em Belo Horizonte. Aqui na cidade de São Paulo a ação contemplou o bairro de São Miguel. 



Após o levantamento dos dados, das sugestões dos moradores e empresários da região, são realizados estudos e após se implementa as ideias. Essa intervenção temporária deverá ser aplicada no dia 16 de setembro (sábado). Caso a ação tenha um resultado favorável, caberá a Prefeitura conseguir verba para colocar em prática definitivamente. 

Luis Eiras também coordena o Conselho de Política Urbana da Distrital Norte e tem acompanhado de perto essa iniciativa que tem o apoio da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi. 




Nenhum comentário: