![]() |
Subprefeito Joel Bomfim recebe o diretor-superintendente William Oliva e membros do escritório Áporo |
O diretor-superintendente William Oliva visitou nessa terça-feira (17/11) o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Joel Bomfim da Silva, para apresentar o Projeto Ruas Vivas. Trata-se de uma intervenção temporária que visa aprimorar as ruas comerciais para o fluxo de pessoas no espaço público durante o período do Natal no contexto da pandemia de Covid-19.
![]() |
Joel Bomfim ouve atentamente as explicações do diretor William Oliva |
A operação é uma iniciativa do escritório de Arquitetura e Urbanismo Áporo. A arquiteta Mayra Rodrigues disse que a Praça Santo Eduardo foi um dos locais escolhidos para receber essa intervenção. A praça fica no cruzamento entre a Av. Guilherme Cotching e a Rua Curuçá, na Vila Maria. Falou ainda que o projeto conta com a parceria do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IABSP), Associação Comercial de São Paulo e apoio da Prefeitura de São Paulo. A ação é patrocinada pelo empresa 99 Táxi.
![]() |
Mayra disse que o objetivo principal do projeto é aprimorar a circulação das pessoas no local |
A obra recebeu autorização através do Decreto nº 59.877, de 03 de novembro de 2020, que dispõe sobre a ampliação do projeto piloto de padronização de operação para atendimento público de bares e restaurantes, criado pelo Decreto nº 59.669, de 05 de agosto de 2020.
O chefe de gabinete Marcelo Rodrigues orientou que a primeira providência é colher a autorização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). "Temos ali um sistema bem antigo de fluxo de trânsito. Talvez seja o momento de reavaliar e apresentar um modelo mais viável", analisou.
O subprefeito Joel afirmou que é a favor de ações que fomente o empreendedorismo, porém salientou que toda a ação deverá passar pelo crivo e autorização das autoridades competentes e com a participação dos comerciantes que serão impactados.
O diretor William esclareceu que foram visitados os comerciantes da Praça Santo Eduardo e que foi elaborada uma pesquisa e encaminhada a todos sobre o projeto.
Paisagismo - O professor Cesar Kawamura, idealizador do Movimento Ohquidea (recuperação de orquídeas rejeitadas), falou do momento propício de envolver a comunidade empresarial e a população na revitalização da Praça Santo Eduardo. "Despertamos empoderamento e engajamento de empresas, clientes e colaboradores, pelo sentimento de pertencimento. Estimulamos a descoberta do seu potencial. Simples assim, fácil e divertido", afirmou.
O arquiteto Régis Sugaya também participou da reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário