segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Maia e Alcolumbre não podem se candidatar a reeleição da Câmara e Senado

Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Rodrigo Maia(DEM-RJ), atual presidente da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre(DEM-AP), atual presidente do Senado,  não podem se candidatar a reeleição das respectivas casas. 

Maia e Alcolumbre até que tentaram. Sabedores que seriam rejeitados entre seus pares, para uma suposta tentativa de se perpetuar no poder, jogou a bomba para o STF decidir. A artimanha não deu certo.

No placar Maia recebeu 4 votos a favor e 7 contra. Já com relação a Alcolumbre o resultado foi mais apertado: 6 votos contra e 5 a favor. 

Talvez o voto da ministra Cármen Lúcia tenho sido o mais direto e ilustrativo. Ela praticamente descreveu o que está escrito na Constituição: "É vedada constitucionalmente a recondução a cargo da Mesa de qualquer daquelas Casas Congressuais na eleição imediatamente subsequente, afastando-se a validade de qualquer outra interpretação". 

Infelizmente no jogo de interpretação de palavras existem aqueles que querem provar que 1 + 1 não é 2. Nesse time se enquadram: Gilmar Mendes (sempre ele), Dias Toffoli, Nunes Marques, Alexandre de Moraes (quem diria) e Ricardo Lewandowski (sempre ele também). 



Nenhum comentário: