quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

SAÚDE E PROTEÇÃO AO ANIMAL DOMÉSTICO E EXPANSÃO DA CIDADE CENTER NORTE SÃO TEMAS DA PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSEG DE 2023

 

José Maria, diretor social do Conseg, Bruna Colber, coordenadora de Operações de Eventos do Expo Center Norte, Nelson Fernandes, gerente de Operações do Expo Center Norte e Daniela Pavan, gerente executiva de Sustentabilidade da Cidade e do Instituto Center Norte

O Conselho Comunitário de Segurança de Vila Guilherme, Jardim São Paulo, Carandiru, Santana, Vila Isolina Mazzei, Vila Paiva, Vila Leonor, Parque Veloso e Vila PIzzoti iniciou suas atividades de 2023, na quarta-feira, 15 de fevereiro, no Colégio Amorim Santa Teresa.

Além das devolutivas dos órgãos públicos e das autoridades de segurança, os principais temas abordados na reunião foram: saúde e proteção ao animal doméstico e a expansão da Cidade Center Norte.

No início da reunião, o diretor social, José Maria Rocha Filho, justificou a ausência do presidente do Conseg, Rubens Lopes, por motivo de saúde na família. Informou que no mês de abril serão eleitos novos membros do Conseg.  Apresentou e colocou a disposição o Edital da eleição.

Alessandra Pereira, Glauco Duarte Junior, Geovane dos Santos Bazilio, Luiz Augusto Alves Tavares, Roberto de Godoi, Paulo Sergio e Penha Aparecida Moreira 

Em seguida compôs a mesa dos trabalhos: Comandante capitão Luiz Augusto Alves Tavares, 4ºBPM, da 5ª Cia, Dr. Paulo Sergio, representando a Dra. Karla Regina Teixeira, delegada titular do 9ºDP, subprefeito Roberto de Godoi, subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, Alessandra Pereira, representando o subprefeito João Evangelista dos Santos Neto(Santana/Tucuruvi), Ricardo Mariano(CET), Penha Aparecida Moreira, Conselho Tutelar, Glauco Duarte Junior, Conseg-Limão e Geovane dos Santos Bazílio, comandante regional da Guarda Civil Metropolitana(GCM).

Camila Diniz Fontanesi 

COSAP - Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico - Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos -    Em sua apresentação a coordenadora da COSAP, Camila Diniz Fontanesi destacou que o órgão foi instituído no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde, em 2017, com a missão de estabelecer políticas públicas consistentes voltadas à saúde, assistência e proteção dos animais domésticos na cidade de São Paulo. Entre os serviços prestados estão: castração, adoção de cães, gatos e animais de fazenda, identificação legal (RGA) carteira de identidade de animais (obrigatória por Lei no município de São Paulo a todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses de idade), hospitais veterinários, entre outros.

“Desde 2001, quando o controle reprodutivo de cães e gatos foi instituído, já foram esterilizados cirurgicamente mais de um milhão e trezentos mil animais”, afirmou Camila.


A assessora técnica discorreu sobre a dificuldade de adoção de animais idosos. "Todos querem um animal de pequeno porte, branquinho, novinho e se possível de raça. Acontece que a maioria dos animais que dispomos não tem esse perfil", explicou Camila. 

Outros pontos ressaltados pela coordenadora foram o de maus tratos e abandono de animais. Esclareceu que esse é um assunto ligado aos órgãos de segurança. "Maltratar ou abandonar animais é crime e isso é caso de polícia. Na questão de limpeza, onde o animal habita, deve-se acionar a vigilância sanitária", afirmou. 

Falou sobre o investimento em programa educativo, especialmente com crianças, no sentido de torná-los "guardiões responsáveis" e que essa ação seja disseminada junto à sociedade para a formação de tutores conscientes. 


Convidou a todos para visitarem o órgão localizado à Rua Santa Eulália, 86, em Santana. 

Cidade Center Norte – Daniela Pavan, gerente executiva de Sustentabilidade da Cidade Center e do Instituto Center Norte, apresentou um panorama de obras que estão em curso na área de abrangência do Shopping Center Norte e Expo Center Norte. Ressaltou a expansão do shopping, do estacionamento e a chegada de novas lojas de grifes famosas. Disse também que o Lar Center terá uma ampla área de alimentação com restaurantes e chefs de renome.

Daniela Pavan falou sobre a expansão da Cidade Center Norte 

O gerente de Operações do Expo Center Norte, Nelson Fernandez, discorreu sobre os eventos e os impactos causados na região. Disse que todos os eventos no Expo Center Norte são cuidados por uma central de gerenciamento que envolve o promotor, CET e órgãos públicos. “Temos conhecimento dos impactos dos eventos no entorno do Expo Center Norte, no entanto existe toda uma logística para minimizar essas situações indesejáveis. O promotor do evento paga para a CET esse trabalho de organização do trânsito, temos um bolsão para a concentração de caminhões. Não temos poder de polícia, de retirar camelôs, de fazer sinalização pública. Nesses pontos precisamos do apoio dos órgãos públicos”, disse Fernandez.

O gerente informou que o Expo Center Norte investiu para que uma nova sinalização seja implantada na região e que logo os moradores irão perceber essa mudança e essa benfeitoria.

A coordenadora de Operações e Eventos do Expo Center Norte, Bruna Colber, respondeu aos questionamentos relacionados a sujeira, descarte de materiais e reciclagem.

Amplo debate ocorreu sobre o Center Norte. Moradores reclamaram sobre os caminhões parados no meio das ruas no entorno do Expo Center Norte, retirada de sinalização, sujeira e buracos nas vias causados pelos veículos pesados.

Os representantes do Center Norte propuseram que os moradores participassem de um encontro, com a equipe que gerencia os eventos no Expo Center Norte, para alinhar as providências necessárias para as questões levantadas.

O subprefeito Roberto Godoi disse que a Subprefeitura de Vila Maria e Vila Guilherme está disposta a ajudar naquilo que for necessário.

Ao final, do diretor social, José Maria, agradeceu a presença dos moradores e das autoridades. Comunicou que a próxima reunião será realizada no dia 15 de março, às 19h, no Colégio Amorim Santa Teresa.  

Nenhum comentário: