segunda-feira, 22 de novembro de 2010

APOIO PARA QUEM QUER LIMPAR O NOME!!!

Antes de empenhar o décimo terceiro salário em compras de Natal, o consumidor terá a oportunidade de quitar as dívidas com seis grandes empresas e tirar o nome do cadastro de inadimplentes em um mesmo local. O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o Banco Itaú, a Casas Bahia, Credicard, NET, Pernambucanas e a Vivo se reuniram em estandes para oferecer condições especiais aos consumidores que quiserem saldar as dívidas, a partir de hoje, ao meio-dia, durante o evento "Acertando suas Contas", no Pateo do Collegio, no centro da Capital.

Até o dia 27 de novembro, os consumidores poderão negociar os débitos diretamente nos estandes dessas empresas, com opções de prazo e de pagamento diferenciados. Dependendo da idade da dívida e do valor, os descontos podem chegar a 60%. Após o evento, estas condições serão mantidas pelas mesmas empresas em seus estabelecimentos ou telefones próprios até o dia 22 de dezembro.

Segundo a gerente da Unidade de Negócios Pessoa Jurídica (UNPJ), do SCPC, Maria José Barros, a expectativa é atender nos estandes de 1,8 mil a 2 mil pessoas por dia – número médio de atendimentos no balcão do SCPC.

Em um dos estandes o consumidor poderá fazer a consulta de seu nome no SCPC. Caso tenha dívida com alguma empresa que participa do evento será encaminhado para o estande respectivo. "Ele pegará uma senha e, enquanto aguarda, assistirá uma minipalestra, de 15 minutos de duração, sobre consumo consciente, com orientações sobre como administrar as finanças pessoais de forma lúdica", diz a gerente.

Cartilha
Na ocasião, será distribuída uma cartilha sobre orçamento doméstico, que traz dicas para evitar dívidas manter o nome livre de restrições financeiras e também informações sobre como proceder no caso de perda de cheques e de documentos. "O diferencial do evento é que tudo estará concentrado no mesmo espaço. Ao negociar o débito com as empresas, o consumidor pode fazer o pagamento, apresentar o termo de quitação e a empresa dá a baixa no sistema", afirma Maria José.

Descontos
Segundo a gerente, cada empresa participante é responsável por formular sua própria política de descontos e de prazos de pagamento. Uma dívida com dois meses de atraso, por exemplo, pode ter condições de pagamento e prazo diferenciados de uma que se arrasta há cinco anos. Dependendo do valor total e da idade da dívida, o desconto pode variar de 10% a 60% na NET, que vai parcelar os débitos. Na Casas Bahia, o desconto também pode chegar a 60% do valor.

Além de oferecer o mesmo percentual de desconto, a Credicard deve agilizar a regularização do nome do consumidor. Segundo o superintendente de risco responsável pela estratégia de cobrança da Credicard Citi, Ricardo Kaoru, a vantagem de um evento como esse é a negociação feita pessoalmente, que transmite mais confiança e tranquilidade. Hoje, 7% da carteira de 7 milhões de clientes da Credicard Citi têm dívidas pendentes. "O número de inadimplentes caiu cerca de 17% em relação a 2009", diz Kaoru.

A Pernambucanas informou que, durante o evento, dois atendentes negociarão descontos aos clientes em seu estande. Se o consumidor decidir firmar um acordo poderá efetuar o pagamento na loja mais próxima, na rua Direita, ou em outra unidade da rede. A Vivo disse, em nota, que enviará analistas próprios com o objetivo de agilizar a negociação com o consumidor.

Mais serviços para superendividados
Após o evento "Acertando suas Contas" será lançado, em dezembro, um serviço para facilitar a negociação entre o devedor e a empresa credora oferecido pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Segundo o diretor-executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, o projeto é voltado para o superendividado, ou seja, que tem uma pendência financeira que supera a sua capacidade de pagamento. "É aquele cujo gasto total com a sobrevivência não é suficiente para pagar o montante do seu débito", explica. A previsão é que sejam atendidas cerca de 300 pessoas entre dezembro deste ano e março de 2011.
Ainda de acordo com Pfeiffer, o projeto-piloto começou neste mês e consiste no atendimento inicial no posto do Procon em unidades do Poupatempo, localizadas na cidade de São Paulo.

No local é agendada uma audiência coletiva com os credores, que será mediada por um conciliador do TJ-SP. O encontro acontecerá em postos avançados de atendimento extraprocessual que funcionam por meio de uma parceria entre o tribunal, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi).

Na audiência, as empresas tentarão oferecer uma condição única para o pagamento da dívida que incluiria o parcelamento ou o desconto.

Vantagens
Para os credores, a vantagem é que todos poderão receber daquele consumidor. No caso da pessoa que está com as contas no vermelho, o lado positivo é que ele terá o nome limpo. "Muitas vezes, ele conseguia parcelar apenas uma das dívidas e não a totalidade e, por isso, continuava no cadastro de inadimplentes", afirma Pfeiffer.

Antes da audiência de negociação com as empresas, o superendividado será convidado a assistir palestras sobre educação financeira, direitos do consumidor, matemática financeira e psicologia econômica. "O consumidor poderá entender melhor o que ocorre com ele sob todos os aspectos. Nem todo mundo consegue entender os cálculos feitos", diz o diretor-executivo da Fundação Procon-SP. (RT)

Nenhum comentário: