quarta-feira, 24 de novembro de 2010

SEGURANÇA EM CONDOMÍNIOS!!!

Aumenta a cada dia o índice de assaltos e invasões em condomínios de São Paulo. A falta de equipamentos de segurança, despreparo de vigilantes e pouca colaboração dos próprios moradores, propiciam oportunidades para a atuação das quadrilhas.

Como forma de contribuir para uma maior atenção da população, a Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo realizou na terça-feira (23/11) palestra sobre o tema.

O coordenador da Comissão de Segurança e Prevenção de Perdas da entidade, David Fernandes da Silva, deu dicas importantes para evitar este crime. “Os bandidos só agem onde encontram facilidades e os condomínios têm se mostrado bastante frágeis numa eventual invasão”, disse.

Para o consultor CPP(Certified Protection Professional), os itens de segurança em condomínios são muito importantes. “Câmeras, cercas elétricas, sensores magnéticos e alarmes podem contribuir muito para a segurança em condomínios, residências e imóveis comerciais, desde que sejam operados corretamente”, afirmou.

Ele alerta para a política do mais barato. “Cada condomínio tem sua particularidade e é necessário estudar caso a caso. Equipamentos sem procedência, marcas desconhecidas, a inexistência de um Plano de Segurança aumentam os riscos”.

David disse que a resistência de alguns moradores que insistem em não cumprir as regras, também é fator preponderante para a falta de segurança dos prédios. Destacou que o acumulo de funções dos porteiros: verificar monitores, atender telefone, servir os visitantes prejudica a segurança. “Outro ponto bastante importante é o treinamento dos funcionários. Os equipamentos devem ser operados por pessoas preparadas e o uso da tecnologia é essencial para dar mais tranqüilidade”, observou.

O evento contou com a participação do delegado de polícia Antonio Carlos Heib e da 1ª tenente Andressa Sartoreto, do 9º BPM/M.

Heib ressaltou que devido à atuação da polícia os marginais vêem-se obrigados a migrar para outros tipos de delitos. “Invasão a condomínios e assaltos a joalherias são os crimes do momento”, disse.
O delegado também orientou sobre a contratação de funcionários. “É necessário tomar muito cuidado no momento de empregar uma pessoa. As contratações, em geral, são realizadas sem muito critério”.

Já a tenente Andressa enfatizou a importância da proteção das imagens dos circuitos internos dos condomínios quando da efetivação de um delito. “É muito importante salvaguardar as imagens para a identificação dos marginais”, avaliou.

O encontro foi presidido pelo diretor 1ºvice-superintendente Rubens Branchini Martins. É intenção da ACSP-Distrital Norte, através da Comissão de Segurança e Prevenção de Perdas, realizar em 2011, uma série de palestras, confecções de cartilhas e eventos que visam incentivar a cultura preventiva de segurança.

Próximos eventos da ACSP-Distrital Norte:
26/11 – 9h30 – palestra: Prevenção de Perdas: Estratégia para aumentar e garantir o lucro, com David Fernandes da Silva(CPP).(evento gratuito)
-15h30 – Encontro do Conselho da Mulher – palestra: Essência - A formação da individualidade – Dr. Carlos Florêncio – terapeuta e comunicador Rádio Mundial.(evento gratuito)
30/11 – 19h30 – Ciclo de palestras técnicas: Licenciamento Eletrônico de Atividades.(evento gratuito)
02/12 – 20h – Clube Esperia – Destaque Empresarial 2010.(convites à venda).

Foto: 1ª tenente Andressa Sartoreto, Rubens Branchini Martins, Antonio Carlos Heib e David Fernandes da Silva 

Nenhum comentário: