No próximo dia 9 de julho será comemorado o Octogésimo Aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. Para lembrar a data a Associação Comercial de São Paulo, através de seu Conselho Cívico e Cultural, realizou na noite da segunda-feira (02/07) a entrega do “Colar Carlos de Souza Nazareth”, na Assembléia Legislativa de São Paulo, plenário Juscelino Kubitschek.
prof. Edimara - membro do Conselho Cívico e Cultural |
deputado major Olímpio Gomes |
Nazareth foi um dos principais e mais atuantes personagens da Revolução de 32. Foi ele que construiu um eficiente sistema de suprimentos e apoio logístico ao Exército Constitucionalista. “Aos 33 anos de idade, Carlos de Souza Nazareth, já era o presidente da Associação Comercial de São Paulo, e com liderança e capacidade permitiu aos paulistas resistirem durante três meses à colossal concentração de tropas e material bélico que a ditadura mobilizou e lançou contra São Paulo”, destacou Rogério Amato, presidente da ACSP, durante a cerimônia.
Pedro Paulo Trindade |
O deputado major Olímpio Gomes discursou e esclareceu que o Movimento Constitucionalista de 1932, foi quando o povo paulista pegou nas armas e lutou por liberdade. “Muito ao contrário que apregoavam os ditadores, o movimento de 32, nunca foi separatista. Ele surgiu do ideal de um povo, em sua luta pela liberdade e democracia, de grande sentimento cívico, dirigido por homens sérios e competentes, como Carlos de Souza Nazareth e que tinha como objetivo supremo a restauração da lei e da ordem do regime democrático, então ameaçado pelas atitudes de Getúlio Vargas”, afirmou Olímpio.
Em seu pronunciamento a prof. Edimara de Lima, membro do Conselho Cívico e Cultural da ACSP, lembrou do lema de Nazareth: “Não esmorecer, para não desmerecer”. Afirmou que o trabalho da ACSP é a força motriz do povo de nossa cidade e exemplo para novas gerações. “O povo de São Paulo tem o coração Bandeirante, sempre em busca de novos caminhos e patamares de qualidade. Vozes diferentes, mas não indiferentes entre si”, disse.
Já o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Barros Munhoz, parabenizou a ACSP e o presidente Rogério Amato pela iniciativa e cumprimentou o coordenador do Conselho Cívico e Cultural Francisco Giannoccaro. Afirmou que as instituições precisam ser respeitas e enalteceu a atuação do Exército e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, durante o Movimento de 32.
Coral Baccarelli |
O auditório da Assembléia ficou lotado |
Luis Eiras, João Bico de Souza e Paulo Pavan - diretoria da ACSP-Distrital Norte prestigiou o evento |
Eloy Gonçalves de Oliveria e profª. Francis - membros do Conselho Cívico e Cultural |
Homenagens
O Colar Carlos de Souza Nazareth foi instituído pela ACSP, em 2004, na presidência de Guilherme Afif Domingos. A honraria já foi entregue para personalidades como: Geraldo Alckmin, Paulo Bonfim, Dorina Nowill, Santa Casa de Misericórdia, José Serra, Gilberto Kassab, Dom Fernando Figueiredo, Viviane Senna, profª. Ruth Cardoso(in memorian), entre outras.
Homenageados 2012
profº. Adilson Cezar, presidente do Conselho de Honrari e Mérito, Rogério Amato e Francisco Giannoccaro |
Amato, gal. Adhemar e Giannoccaro |
Os homenageados deste ano: deputado José Antonio Barros Munhoz, presidente da Assembléia Legislativa, general-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho, comandante Militar do Sudeste; Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rogério Pinto Coelho Amato, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e da Associação Comercial de São Paulo e os membros do Conselho Superior da ACSP, Osório Henrique Furlan(representado por seu neto Luiz Gotardo) e Robert Schoueri.
cel. Roberval, Amato e Giannoccaro |
Luiz Gotardo Furlan, neto do homenageado Osório Henrique Furlan, Amato e Giannoccaro |
Schoueri, Amato e Giannoccaro |
Giannoccaro ao lado de seu esposa Regina, da coordenadora do CM-Distrital Norte, Efigênia, do coordenador do Conselho Cívico e Cultural da Distrital Norte, José Cordeiro Neto e Antonieta, membros |
Major Olímpio Gomes ao lado de seus amigos: Ari Pereira(direita), Paulo Pavan, Heliodoro Sá, Antonio Fernandes(Conseg Vila Gustavo), Sadao Kitamura e Luis Eiras, membros da ACSP-Distrital Norte |
Ainda durante sua fala a profª. Edimara recitou o seguinte soneto de Martins Fontes:
Ser paulista! é ser grande no passado
E inda maior nas glórias do presente!
É ser a imagem do Brasil sonhado,
E, ao mesmo tempo, do Brasil nascente.
Ser paulista! é morrer sacrificado
Por nossa terra e pela nossa gente!
É ter dó das fraquezas do soldado
Tendo horror à filáucia do tenente.
Ser paulista! é rezar pelo Evangelho
De Rui Barbosa - o sacrossanto velho
Civilista imortal de nossa fé.
Ser paulista em brasão e em pergaminho
É ser traído e pelejar sozinho,
É ser vencido, mas cair de pé!
O presidente Rogério Amato fez um comovente discurso durante a cerimônia |
Membros das distritais Norte e Vila Maria - ao centro o prof. Leonardo Placucci - reitor da UNISANTANNA |
Autoridades presentes: Natanael Miranda dos Anjos, secretário especial do MEI, representando o prefeito Gilberto Kassab, os deputados estaduais Itamar Borges e Edson Ferrarini, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o presidente do SEBRAE, Alencar Burti, o comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Roberval Ferreira França, o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Luiz Guilherme Sá de Gusmão, profº. Adilson Cezar, presidente do Conselho de Honraria e Mérito, desembargador de Justiça José Benedito Franco de Godói e cel. Mario Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 1932 - MMDC.
A gravação da solenidade será exibida pela TV Assembléia, no sábado (07/07) às 21 horas, pelos canais 66 da TVA ou 13 da NET.
Nenhum comentário:
Postar um comentário