Rogério Amato - presidente da FACESP e ACSP |
A Associação Comercial de São Paulo, nos dias 29 e 30/06, realizou o 9º Seminário das Sedes Distritais, no Vacance Resort SPA Convention, em Águas de Lindóia. Entre os desafios debatidos durante o encontro, o meio de atrair os jovens empreendedores para dentro da entidade, foi um dos mais comentados.
coquetel de boas vindas |
“Temos uma geração 100% conectada. Entidades como Associações Comercias, Rotarys, Lions, são ignoradas por esta importante parcela da sociedade. Temos que nos adaptar a estas mudanças”, disse o presidente da ACSP, Rogério Amato, na abertura do seminário.
Roberto Mateus Ordine - vice-presidente, coordenador geral das sedes distritais reafirmando a necessidade de mudanças |
O presidente acredita que a comunicação passou a ser o papel preponderante para a vida destas instituições. “Nossa marca tem grande importância. A ACSP é respeitada por seu comportamento ético com os negócios, famílias e sociedade. Não podemos concordar com a onda de desmandos e intervenções ocorridas”.
da esquerda para direita: Clorinda Rodrigues, Efigênia Almeida, Rosinha Bruno, Marta Bedendo - o Conselho da Mulher sempre presente |
Amato disse que a ACSP tem a oportunidade de demonstrar seus trabalhos na totalidade. “Temos que mapear nossas competências, falar com os empreendedores de forma sustentável, não só apenas num gesto de boa vontade. Não devemos desmerecer o passado, mas temos o dever de perpetuar nossa entidade. Não existe outra entidade como a ACSP. Ela é a única capaz de agregar os empreendedores de forma coesa e em grande número. Desperdiçar nosso talento pode ser considerado um crime de lesa-pátria”, afirmou.
João Bico de Souza - diretor superintendente Distrital Norte, sua esposa Marcia Leme e filha Mariana |
George Ayoub, vice-superintendente Distrital Norte, João de Favari, vice- presidente da ACSP, Therezinha Favari, Efigênia Almeida e Clorinda Rodrigues |
José Olival |
As executivas das distritais sempre importantes |
A presença das gestoras das distritais |
O superintendente de Comunicação da ACSP, Ivan Lopes, expôs a nova estrutura de Comunicação Institucional da entidade. Ivan ressaltou iniciativas bem sucedidas com o Impostômetro, Movimento Hora de Agir e em informou o lançamento, em breve, do Gastômetro. “Temos buscado recriar nossa guide line de nossa marca. Temos que incorporar em nossa marca, o nosso manifesto, nossa essência e arquitetura. Criar um alinhamento e uma marca única e implementar a cultura de gestão desta marca”, observou.
As equipes distritais são fundamentais para a ACSP |
O superintendente apresentou novos serviços e negócios da ACSP como: Pacote MEI, Ciclo de Eventos Regionais (FGV e SEBRAE), Parcerias Estratégicas, ACCELULAR, FDIC(Fundo de Recebíveis), entre outros.
Visando um novo modelo de gestão e maior integração entre FACESP e ACSP, o gestor Levino Ribeiro, indicou os novos caminhos que as entidades deverão trilhar. “Entre os nossos desafios está à reavaliação do portfólio de temas, redesenhar o objetivo dos processos de apoio à gestão, reproduzir a estrutura organizacional com o modelo ADIZES, adequação de funções e cargos e balancear as responsabilidades”, afirmou. O término destas operações está prevista para setembro deste ano.
Em dezembro, a ACSP completará 118 anos. Sempre em defesa das atividades empresariais, dentro dos princípios da livre iniciativa, participa ativamente de forma positiva nos destinos de São Paulo e do Brasil. A contribuição para o 3º setor e as causas sociais, sempre estiveram entre os anseios da entidade.
Com o apoio da OAB, FENEP, CIEE, Rotary, ACM, UNIBES, Liga Solidária, Renas e REBRAF, a Associação Comercial de São Paulo vem conscientizar a população, para destinar, parte do Imposto de Renda, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através do FUMCAD(Fundo Municipal da Criança e do Adolescente).
Adinilson(esquerda) e José Roberto - equipe de apoio sempre de protidão. |
Existem no Brasil, aproximadamente 340 mil entidades do terceiro setor, a maioria está na Região Sudeste, mais especificamente em São Paulo. A maior parte destas instituições necessita de doações para sobreviver.
A gestora Marília de Castro disse durante o seminário da ACSP, que muitas empresas não fazem esta doação por receio da malha fina. “Segundo levantamento recente a destinação de parte do IR para estas instituições chegava a 66 mil reais. Quando iniciamos a campanha o número de doações alcançou 2,5 milhões. Porém, o potencial para este tipo de ação poderá chegar a 1 bilhão e 300 milhões de reais”, destacou Marília.
Ela esclareceu que o Ministério Público, através da Defensoria Pública, as Secretarias de Finanças e Fazenda e a própria Receita Federal apóiam esta iniciativa das entidades. “Muitas empresas desconhecem os benefícios fiscais que se apresentam quando participam de ações sociais. Estas doações seriam a solução para as creches em São Paulo, por exemplo. Podemos ajudar instituições que conhecemos e confiamos. É a nossa grande chance de aplicar este dinheiro em nossa cidade”, finalizou Marília.
Coube a Izildinha Carneiro, assessora especial da presidência da ACSP, demonstrar a implantação de um novo modelo de gestão para as distritais, baseado num software de indicadores. O plano piloto foi instalado inicialmente nas distritais Lapa e Penha e na Associação Comercial de Guarulhos.
Entre os principais indicadores estão: associado local, ação institucional, gestor pessoal, serviços e satisfação dos associados.
Distrital Piloto
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distritais unidas em busca de soluções comuns |
No congresso foi exposto um modelo de Distrital Piloto com o objetivo de transformar esta sede numa fonte gestora de receita, através de venda de serviços, cursos, locação de espaço, venda de patrocínio/publicidade, entre outros.
Grupos de Trabalho
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Grupos de Trabalhos |
Os diretores superintendentes das distritais se reuniram para discutir soluções no âmbito dos produtos e serviços que a entidade deveria desenvolver, para gerar resultados e trazer novos associados para a entidade. Outro ponto examinado foi relacionado ao levantamento das principais necessidades das diversas regiões de São Paulo e quais aquelas com maiores prioridades focadas no empreendedorismo.
Davi G. Almeida - gerente das distritais |
Nos resultado deste trabalho foram manifestadas as seguintes propostas: modernizar a marca da ACSP, melhorar a campanha de divulgação dos serviços, integrar a comunicação estratégica entre ACSP e BV Serviços, criar canais (principalmente na internet) para maior interação entre as distritais e seus públicos, viabilizar nas distritais escritórios de mediação e arbitragem, parcerias setoriais de produtos e outros.
Entre as principais necessidades das regiões os diretores destacaram: revitalização dos centros comerciais, aumentar a segurança com a extensão da Operação Delegada e implantação nos bairros onde ela ainda não existe, maior discussão sobre a Licença de Funcionamento das empresas, melhorar a iluminação em toda a cidade, criar bolsões de estacionamento, principalmente nos centros comerciais, expandir ruas, avenidas e aperfeiçoar os acessos em toda a cidade,
Conselho da Mulher
O Conselho da Mulher participou do Seminário das Sedes Distritais. Paralelamente aos assuntos discutidos, a coordenadora Marly Baruffaldi, juntamente com suas conselheiras debateram sobre a importância da participação da mulher, na nova ACSP.
Marly Baruffaldi - coordenadora geral do CM - homenageia a Sra. Avani |
O Conselho da Mulher participou do Seminário das Sedes Distritais. Paralelamente aos assuntos discutidos, a coordenadora Marly Baruffaldi, juntamente com suas conselheiras debateram sobre a importância da participação da mulher, na nova ACSP.
Eu e meu amigo Jander, grande companheiro de eventos |
A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Avani Tortato Slomp Rodrigues apresentou a palestra “A Mulher e o Associativismo”. Avani disse da necessidade do engajamento e mobilização das mulheres na aprovação ou não de projetos de relevância para suas comunidades.
Moisés Rabinovici - diretor Diário do Comércio e Sandra Vastano, eventos institucionais da ACSP |
No encontro foi exposto o balanço das ações sociais desenvolvidas pelo Conselho da Mulher, no primeiro semestre.
Leopoldo, Vinícius e Daniele - a Imprensa sempre fundamental |
Durante o jantar de boas-vindas o ator Renato Scarpin executou um espetáculo bem humorado de Stand-up comedy.
ator Renato Scarpin |
Águas de Lindóia – um pouco de sua história
Concomitantemente ao Seminário das Sedes Distritais da ACSP, a Prefeitura de Águas de Lindóia realizou o 2º Encontro de Motociclistas. Participaram grupos de todo o país. O evento é uma homenagem ao 7º aniversário dos Cavaleiros Negros Moto Clube.
Encontro de Motoclubes |
Saiba mais sobre Águas de Lindóia
A pouco mais de 165 km da capital paulista, Águas de Lindóia é uma importante cidade do circuito das águas. Com varias fontes de água mineral, hotéis e pousadas de muito charme, tranqüilidade e ar puro do interior e claro principalmente no inverno, aquele clima friozinho que uma cidade serrana tem há oferecer. A cidade é o endereço certo na época das férias de inverno para muitos paulistas. A cidade oferece, além das fontes de água, inúmeros passeios em meio á natureza, esportes de aventura e o turismo rural, são alguns dos pontos fortes do turismo na cidade. Águas de Lindóia é um paraíso, privilegiado pela natureza, encontra-se na região do maior lençol freático de água mineral do país, 60% da água mineral distribuída no Brasil saí da região do Circuito das Águas Paulista.
O clima é agradável, com temperaturas amenas. Cercadas pela Serra da Mantiqueira, a vegetação é exuberante, compondo um cenário de extraordinária beleza natural. Aqui a tranqüilidade e qualidade de vida estão sempre presentes.
A cidade possui 1.500 mil apartamentos em cerca de 25 hotéis e pousadas com capacidade total para 5.000 hospedes por dia, em número de leitos é o 2º do Estado, perdendo somente para a capital paulista. Além de possuir centenas de apartamentos e casas de veraneio que complementam a estadia de uma população flutuante que chega até dobrar o número de turistas em feriados prolongados e férias de verão e inverno, este último chega a triplicar o número de visitantes. Vale ressaltar que somando-se o público visitante entre hotéis, casas de veraneio e turismo de um dia chega-se a quintuplicar esse número.
A cidade também abriga cerca de 10 congressos e convenções em 2 espaços para eventos em hotéis durante o ano, congressos estes que abrigam cerca de 4 mil participantes em média.
O imponente Vacance Resort |
Ainda há na cidade espaços para realização de mega eventos, como o Encontro Paulista de Autos Antigos (Praça Adhemar de Barros e Espaço Burle Marx), shows de artistas renomados, enfim eventos para abrigar até 60 mil pessoas por dia.
Além de tudo, a cidade ainda possui 3 centros comerciais (Rua São Paulo, Avenida Monte Sião e Shopping Monte Real) que comercializam desde malhas (a cidade detém o número de 2ª produtora de malhas do Estado de São Paulo), artefatos de couro, artesanato, souvenires, doces entre outros produtos de qualidade.
Águas de Lindóia é isso, possui toda a infraestrutura necessária para abrigar e receber o turista para eventos e reuniões de negócios, sejam eles de pequeno porte até mega eventos, e o turismo de lazer, férias e contemplação das belezas cênicas. (fonte http://www.portalaguasdelindoia.com.br/)
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