Praça Heróis da FEB |
Na noite de quinta-feira (27/03) a cidade de São Paulo ganhou um grande presente. A Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, localizada na região do Campo de Marte foi totalmente revitalizada e recebeu nova iluminação. A iniciativa partiu da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Norte e contou com o apoio da Coordenação das Subprefeituras - Subprefeitura Santana/Tucuruvi, das Forças Armadas e da empresa JB Light do Grupo Tecnolamp do Brasil.
Desde 2009, a ACSP-Distrital Norte, através de seu Conselho Cívico e Cultural, pleiteava junto a Prefeitura e Forças Armadas uma praça revigorada. Em novembro de 2013, com a instalação do canhão antiaéreo 40 MM - M1947 - C60 Bofors, do Exército, o sonho almejado pela população da zona norte se concretizava.
diretor superintendente da ACSP-Distrital Norte George Abraham Ayoub |
Em suas palavras o diretor superintendente George Abraham Ayoub agradeceu a todas as instituições que contribuíram com a obra. Ressaltou que ao longo de seus 62 anos, a ACSP-Distrital Norte se mostra ao lado da comunidade e sempre na busca do bem.
Coordenador Regional Norte João de Favari |
Já o coordenador regional Norte, João de Favari, que no ato representava o presidente da FACESP e ACSP Rogério Amato, destacou a participação da Distrital Norte em importante iniciativa. Parabenizou as Forças Armadas e a Subprefeitura Santana/Tucuruvi pelo empreendimento.
vice-prefeita Nadia Campeão |
A vice-prefeita Nádia Campeão destacou o espírito de cidadania que o ato representava e da responsabilidade da cidade em receber a abertura da Copa do Mundo. Uma árvore de 12 metros, com mais de 700 lâmpadas de Led, foi instalada na praça pela empresa JB Light com o intuito de criar o clima do mundial que se aproxima. Ela brilhará, até o final da competição, nas cores verde e amarelo.
general Adhemar |
O comandante militar do Sudeste, general de Exército Adhemar da Costa Machado Filho discursou em nome das Forças Armadas. Falou da emoção de estar num local cujo simbolismo ultrapassa fronteiras e que presta a merecida homenagem aos heróis que lutaram na 2ª Guerra Mundial. "Quero dizer que estou emocionado. Em 2013 fui procurado por um civil, Sr. George Ayoub, que me pedia um monumento, um símbolo que representasse o Exército nesta praça. Depois de tantos anos de serviços, nunca havia recebido tal pedido e me surpreendi com aquela atitude. De imediato disse-lhe que seria providenciado este símbolo. Em novembro instalamos este canhão antiaéreo, que juntamente com a hélice do Contratorpedeiro Mariz e Barros, da Marinha e da hélice do Avião de Caça P-47, da Aeronáutica, formam a presença das Forças Armadas. Agora em abril vou para Brasília, assumir o Estado Maior do Exército. Vou feliz e agradecido pela acolhida desta cidade".
diretor presidente da JB Light do Grupo Tecnolamp do Brasil e vice-presidente da ACSP, João Bico de Souza |
O diretor presidente da JB Light João Bico de Souza afirmou que o objetivo da iniciativa era chamar a atenção do paulistano e de todas as pessoas que passarem pelo local para os princípios de cidadania, defesa da paz, da união e do congraçamento entre os cidadãos. "Nosso investimento aqui é muito pequeno diante do seu significado".
o grande momento em que as luzes foram acessas |
João Bico, juntamente com as demais autoridades, acionou o dispositivo que iluminou os três obeliscos e os símbolos das Forças Armadas. Os monumentos receberam iluminação especial nas cores, branca, azul e verde (cores da Marinha, Aeronáutica e Exército). A Banda da Guarda Civil Metropolitana executou o Hino Nacional e a canção do Expedicionário.
Forças Armadas e Conselho Cívico e Cultural da ACSP-Distrital Norte - ao centro a vice-prefeita Nadia Campeão. |
Forças Armadas e membros da ACSP-Distrital Norte |
O comandante do Exército Constitucionalista William Mascarenhas, que no ato representou o coronel Mario Fonseca Ventura, presidente da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, condecorou o diretor George Ayoub com a medalha governador Pedro de Toledo, por seus relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo. O padre César Bombonato, da capela de Santo Expedito do Jaçanã, abençoou a cerimônia.
A Subprefeitura de Santana/Tucuruvi providenciou a troca das bandeiras da praça: Brasil, Estado e Município e todas as demais da Federação.
os três obeliscos representação das Forças Armadas |
Entre as autoridades presentes: vice-almirante Liseo Zampronio, comandante do 8º Distrito Naval, brigadeiro do ar Roland Leonard Avramesco, diretor do PAMA/SP, (representava o major brigadeiro do ar comandante do 4º Comar José Geraldo Ferreira Malta), vereadores Claudinho de Souza, Ari Friedenbach,
Mauricio Velho, juiz diretor do Fórum de Santana, Monica Mazzola, comandante operacional GCM-Norte, Michel Rocha, diretor superintendente ACSP-Distrital Vila Maria, Carlos Baraldi, presidente da Associação Grupo Bandeirante, cel. Heber Garcia Portella, comandante do CPOR/SP, William Mascarenhas, comandante do Exército Constitucionalista, ten.cel. Carlos Henrique Navarro, comandante do 9º BPM/M, cel. Kenji Konishi, comandante do CPA/M-3 e Carlos Roberto Candella, subprefeito de Santana/Tucuruvi.
Fotos: agradecimento Blog Zona Norte.
Fotos: agradecimento Blog Zona Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário