quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ACSP-Distrital Norte realiza palestras sobre Segurança nos Centros Comerciais da região

da esquerda para a direita: cel. Antonio Valdir Gonçalves Filho, coordenador do
Corpo de Bombeiros, coronel Alvaro Camilo, deputado estadual, George Abraham Ayoub,
diretor superintendente da ACSP-Distrital Norte e cel. Marcelino Fernandes da Silva,
comandante do CPA/M-3

O Centro de Operações da Policia Militar de São Paulo (COPOM) recebe em torno de 160 mil ligações por dia através do telefone 190. Quinze mil ocorrências são despachadas no mesmo dia. Foi o que informou o deputado estadual coronel Alvaro Camilo durante palestra na sede da ACSP-Distrital Norte, no dia 08 de outubro.

Camilo falou sobre a Operação Delegada, Lei do Silêncio e o controle da desordem urbana.  “Chamo a atenção sobre o número de prisões flagrante (160 mil), deste número 60 mil não são prisões e sim apreensões de menores infratores até 17 anos que cometem crimes graves como latrocínios, homicídios e roubo à mão armada”, observou o deputado. Disse que mensalmente são apreendidas mil armas e cerca de 7 toneladas de drogas, somente pela Polícia Militar.

cel. Camilo falou sobre a Operação Delegada

O deputado Camilo ocupou o cargo de comandante geral da corporação entre 2009 e 2012. Destacou que os princípios básicos da Polícia Militar são Direitos Humanos, Polícia Comunitária e Gestão pela Qualidade. Toda essa estrutura com foco no cidadão. Demonstrou que a PM tem atuado com todos os recursos tecnológicos possíveis no atendimento das ocorrências, através de sistemas inteligentes. “Para que todo esse trabalho tenha efeito é necessário que o cidadão registre a ocorrência, por menor que seja”, disse.

Degradação urbana – Sobre a degradação urbana Camilo advertiu que a atuação da Prefeitura precisa ser imediata. “Um local onde se deposita entulho de forma proibida, o munícipio tem que atuar rapidamente caso contrário vai se depositar geladeira, sofá, etc. Um lugar degradado com lixo, baixa iluminação, pichações traz oportunidade para o crime. Grande parte dos crimes são de oportunidade. Entre um automóvel com trava e um sem trava o marginal com certeza escolherá para roubar aquele sem trava”, orientou. O coronel também ressaltou a Lei dos Pancadões (criada por ele) que restringe a emissão de ruídos por aparelhos de som instalados em veículos estacionados nas ruas e praças, e que não vem sendo aplicada.

diretores, conselheiros e associados da ACSP-Distrital Norte


Operação Delegada – Foi instituída em 2009 e chegou a ter 4.600 homens trabalhando nas ruas. Em todos os locais que foi implantada a criminalidade reduziu cerca de 70%. O trabalho é por adesão, o policial trabalha se ele quiser no seu dia de folga. Camilo observou que a Operação Delegada na cidade de São Paulo diminui dia a dia. Para ele os dados e os indicadores da Zona Norte são favoráveis em relação com outras regiões da cidade. “Em 2012 atuavam na região 410 soldados, hoje somente 121. Enquanto aqui se reduz, as cidades do Estado estão implantando, cerca de 60 já tem Operação Delegada”, afirmou.  Pondera que a disseminação desordenada dos TPUs (Termo de Permissão de Uso) causou o retrocesso do projeto e a desordem se instalou novamente.

cel. Marcelino - novo comandante do CPA/M-3

CPA/M-3 – O Comando do Policiamento Metropolitano de Área 3 tem novo comandante, o coronel Marcelino Fernandes da Silva.  O ex-comandante cel. Antonio Valdir (que agora atua na coordenação do Corpo de Bombeiros) apresentou o cel. Marcelino para os diretores e conselheiros da ACSP-Distrital Norte. Em suas palavras o comandante Marcelino se colocou a disposição da população para qualquer atendimento de responsabilidade da Polícia Militar.  “A Polícia Militar é a única instituição que mantém rigidamente aquilo que orienta a Constituição, ou seja, a preservação da ordem pública é um dever do Estado, mas também é direito e responsabilidade de todos”, disse.  Solicitou que o cidadão seja parceiro da PM através de uma comunicação estreita dos delitos e ocorrências. Informou que sua área de atuação abrange 4 milhões de residências (10% da população de São Paulo) e tem a disposição 3.300 policiais.

empresário José Carlos Leite Nascimento - novo associado da ACSP
SICREDI - Cooperativa de Crédito - nova associada da ACSP - representada
pelo gerente Eduardo Silveira

Novos associados – O diretor superintendente George Abraham Ayoub apresentou os novos associados da Associação Comercial de São Paulo: o empresário José Carlos Leite Nascimento e a SICREDI – Cooperativa de Crédito, na oportunidade representada pelo gerente administrativo Eduardo Silveira.

cel. Antonio Valdir é homenageado 


Homenagem – O cel. Antonio Valdir foi homenageado com uma placa da ACSP-Distrital Norte por sua atuação frente ao CPA/M-3.

Nenhum comentário: