quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Como alcançar sua liberdade financeira



Ben Zruel

A Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo, recebeu no dia 12/09, Ben Zruel, especialista econômico e autor do best seller “Eu vou te ensinar a ser rico”, que está em sua 10ª edição. O encontro foi realizado pelo Grupo Teco (Empretecos), sob a coordenação de Helio Souza.

O consultor afirmou que qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode alcançar sua independência financeira. Para isso é necessário mudar sua mentalidade ao tratar com o dinheiro. “Tem pessoas que reclamam da crise, dos juros, dos impostos. Antes da crise algumas pessoas ficaram ricas e outras não. O que pode levar você a ser rico ou pobre é a sua mentalidade”, disse.


Helio Souza e Carlos Daniel foram os organizadores do evento

Ben discorreu que no Brasil, como em boa parte do mundo, o consumo é desenfreado e a facilidade de crédito leva a maioria das pessoas a contraírem dívidas. Disse que o brasileiro não tem a noção exata dos juros absurdos do cheque especial, pois já nasceu nessa realidade e acha isso normal. “Para vocês terem uma ideia em anos atrás, em Israel, os juros do cheque especial era 6% ao ano e o governo achava abusivo. Já no Brasil era 8% ao mês e hoje já está em 13%”, observou.

O auditório da ACSP-Distrital Nordeste ficou lotado

Segundo o Banco Mundial, o brasileiro está entre os povos com menos conhecimento na área financeira. A falta de saber sobre as regras dos bancos, dos agentes financeiros levam as famílias a passarem por dificuldades. “É um jogo, onde você joga a vida toda e muitas vezes não está sabendo o que fazer. Lidar com dinheiro não é fácil e é preciso saber. É necessário tempo e energia para aprender como cuidar do seu dinheiro”, explicou.

Dr. Fábio Mourão, Carlos Daneil e José Maria da Rocha Filho - membros
da ACSP-Distrital Nordeste


A esquerda Haroldo Eiji Matsumoto, da empresa Prosphera, ao lado dos seus
companheiros empretecos 

São quatro pilares que levam a independência financeira: mentalidade, administração financeira, quitar dívidas e investimento. “A maioria das pessoas vivem num padrão de vida incorreto e nunca terão sua independência financeira. Passam a vida demonstrando um status que não possuem. Encontrar o padrão correto é um dos passos para a riqueza”, disse.

Ben afirmou que a camada pobre da sociedade corre atrás da sua sobrevivência, a classe média vive de status e os verdadeiros ricos vão atrás de sua liberdade financeira. “A riqueza não consiste em ganhar muito dinheiro. Existem pessoas que ganham muito dinheiro e não são ricas. O verdadeiro rico é livre. Acorda a hora que quiser, faz o que quiser, viaja a hora e com quem quiser. Rico é alguém que tem renda passiva, que não depende do trabalho dele, que não depende da empresa e que seja igual ou maior ao seu padrão de vida. Em se tratando de dinheiro não existe passado ou futuro, só aceita-se o presente", orientou.

Alessandra Souza, Carlos Daniel e Ben Zruel

William Oliva, diretor vice-superintendente pegou a assinatura de Ben Zruel.
O livro Eu vou te ensinar a ser rico - está em sua 10ª edição

Como quitar dívidas
  O consultor Ben ensinou como quitar as dívidas. “O primeiro passo para quitar suas dívidas é não aceitar novos produtos oferecidos pelo gerente do banco. Sempre pagar integralmente o valor do cartão de crédito ou cheque especial. Se não for possível não pague nada. É tudo ou nada.  Guarde o dinheiro que tem e no momento oportuno você paga o valor total. De forma alguma pague somente o mínimo do cartão de crédito. O motivo é claro, você nunca irá ganhar tão rápido quanto os juros bancários. Não caia na armadilha do refinanciamento das dívidas. No Brasil só existe cobrança judicial e escritórios de cobrança não podem fazer nada. Dever no Brasil não é crime. Empresas que ligam durante madrugada, à noite, cobrando as pessoas agem de forma ilegal”.

Investimentos -   Existem muitas formas de investimentos e é preciso saber a hora certa para fazer. Royalties, ativos financeiros e imobiliários são algumas maneiras.  O especialista disse que o Tesouro Direto é o investimento mais seguro atualmente, mas não é o único local para aplicações de renda fixa. Falou da necessidade de criar um fundo de emergência, que para a pessoa física é de 6 a 12 vezes seu padrão de vida e pessoa jurídica de 3 a 6 vezes. Afirmou que quem deixa dinheiro na Poupança perde dinheiro.

O Grupo Teco marcou com grande presença

Ben é israelense e quando chegou ao Brasil não sabia uma palavra em português. Passou por sérias dificuldades financeiras e em 10 anos desenvolveu seu negócio e hoje aos 34 anos é um empresário de sucesso.

O encontro teve a presença do diretor-superintendente da ACSP-Distrital Nordeste Carlos Daniel, do vice-superintendente José Maria Rocha Filho e do conselheiro e membro da OAB, Dr. Fábio Mourão.
A empresa GTX100 Incentivos & Fidelização foi a patrocinadora do café realizado durante a reunião. A palestra conseguiu arrecadar 40 quilos de alimentos que foram doados para entidade Abrigo do Caminho, da Vila Santa Maria. 

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela edição e conteúdo relevante, ficou excelente.

Adoro ser Síndica disse...

Poxa que bacana. Cada vez mais os integrantes do nosso grupo ganham musculatura para lidar com os deaafios de ser empreendedorea. Especialmente com dicas importantes de novos publicos de interesse!!!