sexta-feira, 8 de março de 2019

Emoção marca homenagens pelo Dia Internacional da Mulher

Subprefeito Dário José Barreto, sua esposa Raquel Barreto e a vereadora Adriana Ramalho (ao centro). 


A supervisão de Esportes, Lazer, Cultura e Saúde, da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, com a coordenação de Nelson Marques, realizou na noite de quinta-feira (07/03), evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade contou com o apoio da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo e outras entidades.

Nelson Marques - foi o organizador do evento

Música, poesia e homenagens marcaram a cerimônia banhada de muita emoção. O subprefeito Dário José Barreto e sua esposa Raquel Barreto agradeceram a presença das autoridades e destacaram o papel da mulher na sociedade.

O tema do encontro foi “Mulher – Gente que faz Acontecer”. Medalhas e troféus foram entregues para pessoas que atuam nas comunidades da região. Entre as homenageadas: Adria Giaccheri, Regina Mesquita e Sonia Gomes, da ACSP-Distrital Nordeste; Ruth Fonseca, Silvana Marin e Claudia Morais, do 5º BPM/M; a poetisa Maria Pompeia Quintão de Mello; Sara Sampaio Bazilio, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana; Marlene Jimenez, da Casa de Cultura da Vila Guilherme/Casarão; Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Família Marques.

Regina Mesquita, Vera Agueda e Adria Giaccheri
poetisa Maria Pompeia Quintão de Mello

Muito emocionada, a vereadora Adriana Ramalho afirmou que nunca havia participado de algo tão significativo e tão comovente. “Estou profundamente emocionada nessa noite. Cantoras maravilhosas, poesia linda, tudo feito com muito amor. Só a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme realiza eventos deste porte”, observou.

Silvana Marin, Ruth Fonseca e Claudia Morais, do 5º BPM/M

O encontro também teve a participação de Marcelo Lemos, o cabeleireiro das estrelas. Através da coleta de mechas de cabelo, ele ajuda mulheres com câncer. “Com apenas 10 cm de cabelo já é possível ajudar”, ressaltou Marcelo.

O diretor vice-superintendente William Oliva, o conselheiro Joaquim Dezidério Neto e o conselheiro nato Aparecido Ênio Cardoso Gomes, representaram a ACSP-Distrital Nordeste. 

William Oliva e Enio Gomes - ACSP-Distrital Nordeste 

História e Origem do Dia Internacional da Mulher – A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns pontos debatidos pelas manifestantes da época. Registros indicam que o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos, em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher) onde mais de 1.500 mulheres se uniram por igualdade política e econômica no país.

A data de 08 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas, por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial, em 1917. A manifestação contou com mais de 90 mil russas e ficou conhecida como “Pão e Paz”. Este foi o marco para a escolha do Dia Internacional da Mulher, oficializado no ano de 1921. (fonte Enciclopédia Global).

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, excelente cobertura do evento