![]() |
Joe Biden e Kamala Harris |
A mais disputada eleição norte-americana foi definida no sábado (08/11), quando o democrata Joe Biden, alcançou o número necessário de delegados: 270. Ele será o 46º presidente dos EUA. O republicano Donald Trump não se deu por derrotado e afirmou que a eleição está longe de terminar. Ameaçou ir aos tribunais para promover a recontagem dos votos.
O estado da Pensilvânia foi decisivo para a vitória de Biden. Trump saiu na frente, mas aos poucos, com os votos chegando pelos correiros, o democrata promoveu uma virada sensacional. Biden terá com vice a senadora Kamala Harris. Ela será a primeira vice-presidente mulher daquele país. Filha de pais imigrantes, a mãe Shymala Gopalan é indiana-americana e o pai Donald Harris é jamaicano. Ela será também a primeira negra vice-presidente dos Estados Unidos.
Desafios: Em seu díscurso Biden prometeu unir o país, combater o novo coronavírus e extinguir definitivmente a desigualdade racial. Afirmou que criará novas oportunidades de trabalho e defendeu propostas de proteção ao Meio Ambiente.
O novo mandato tem início no dia 20 de janeiro de 2021. Biden, juntamente com Kamala Harris, presta juramento diante da Suprema Corte, na capital Washington DC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário