domingo, 19 de junho de 2022

Distrital Nordeste da ACSP presta homenagem à imprensa regional


Homenageados
Homenageados 

Treze de junho é o Dia de Santo Antônio. Além das homenagens ao “Santo dos Milagres” a data também é marcada por uma figura muito importante em qualquer comunidade: o jornalista de jornais de bairro.

E justamente na segunda-feira (13/06), a Distrital Nordeste da AssociaçãoComercial de São Paulo prestou homenagens aos principais profissionais de imprensa da região.

William Oliva, diretor-superintendente e JB de Oliveira

No início do evento, coube ao Dr. João Baptista de Oliveira, o JB, discorrer sobre a história da imprensa, sobretudo a brasileira. O ilustre palestrante, foi presidente da Associação Brasileira de Imprensa, é jornalista, radialista e mestre em comunicação. “Imprensa é cachaça, é vicio, ela entra na corrente sanguínea e não sai mais”,explicou.

JB disse que a boa imprensa leva conhecimento e que conhecimento é aquilo que o Brasil mais precisa. Citou o profeta Oseias, onde numa de suas passagens afirmou: “Meu Deus, o meu povo foi destruído, porque faltou-lhe conhecimento”. E é justamente o que acontece muitas vezes no Brasil.


Daniel Aguilar e Sonia Gomes homenageados pelos 30 anos de atuação na ACSP


Falou dos princípios primordiais do bom jornalismo: a imparcialidade e a ética. “Infelizmente em nosso país alguns profissionais não informam e deformam a notícia, disseminando fake news”.

Disse que trabalhou no jornal Voz do Povo, juntamente com seus irmãos, no final dos anos 40. Explicou que a composição dos textos era realizado numa impressora enorme, através de tipos móveis.

Marcos Seijo - ZN Mais Notícias 

Citou os lendários Hipólito José da Costa, que em 1 de junho de 1808, lançava o Correio Braziliense, era impresso em Londres (Inglaterra) e Antônio Isidoro da Fonseca, que abriu a primeira oficina de impressão no Brasil, em 1747, na cidade do Rio de Janeiro, sendo fechada logo em seguida por ordem real.


Grande público prestigiou o evento 


Camila Alvarenga - Gazeta da Zona Norte 


Homenagens – Encerrada a palestra deu-se inicio as homenagens. O casal Daniel Aguilar e Sonia Gomes foi agraciado pelos 30 anos de atuação na ACSP-Distrital Nordeste. Daniel foi diretor-superintendente de 2007 a 2011 e sua esposa sempre atuando na coordenação do Conselho da Mulher Empreendedora.



Os amigos foram prestigiar o jornalista Brás Pereira (Adir Vergilio e Alba Medardoni)

Imprensa – Entre os órgãos de imprensa da região, ganhou destaque: Jornal São Paulo e Grande SP de Fato (Brás Pereira), Gazeta da Zona Norte (Camila Alvarenga), Jornal ZN Mais Notícias ( Marcos Seijo), Revista ZN (Edmilson Ribeiro e Silvana Nanni) e Jornal SP Norte (Samir Trad).

William Oliva agradeceu pela presença do JB de Oliveira 

O diretor-superintendente William Oliva parabenizou os homenageados, agradeceu ao Dr. João Baptista de Oliveira e a presença dos convidados. Afirmou que a Distrital Nordeste é uma casa de empreendedores e empreendedoras, que buscam desenvolver seus negócios e levar desenvolvimento para a região.


Marcelo Geraldes - vice-presidente da ACE-Guarulhos

O Movimento Furkin (André Furkin) foi um dos responsáveis pela a organização do evento. Entre as autoridades presentes: Alba Medardoni, presidente da Associação dos Moradores do Mirante Jardim São Paulo; Renato Martins e Felipe Pansano, Rodando a Zona Norte; Amilton Ferreira, agitador Cultural e Sadao Kitamura, Polícia Científica;

O encontro foi patrocinado por Marcelo Alves Geraldes - diretor da MMFoods e vice-presidente da ACE-Guarulhos.


Nenhum comentário: