quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Coleta do lixo é destaque no encontro do Conseg-VG

Mesa diretora


O Conselho Comunitário de Segurança de Vila Guilherme, Jardim São Paulo, Carandirú, Santana, Vila Isolina Mazzei, Vila Paiva, Vila Leonor, Parque Veloso e Vila Pizzoti esteve reunido na quarta-feira (19/10) para atender as principais reivindicações dos munícipes destas regiões. 

Entre as demandas apresentadas, uma teve destaque especial: a coleta de lixo. O presidente do Conseg, Rubens Lopes discorreu que desde 2018, a região, em especial, Vila Guilherme e Vila Maria tiveram as datas e horários de coletas alterados, sem nenhuma consulta a população. Rubens comentou também sobre uma reportagem da Tv Globo que mostrou o problema. 

Rubens Lopes - presidente do Conseg


"Tivemos o cuidado de não expor qualquer empresa. Não quisemos culpar ninguém. Nosso intuito foi chamar atenção para esse problema que tem causado danos para a comunidade". Até então a coleta era realizada às segundas, quartas e sextas no horário noturno. Com a mudança, a coleta passou para às terças, quintas e sábados pela manhã. É comum, termos lixo pelas ruas no domingo pela manhã, sendo que a coleta é somente na terça. Já passamos por 3 verões e o odor é terrível. Ratos, pombos, povoam toda a região. A situação é caótica e estamos aqui para solucionar essa questão", afirmou. 

O representante do SP Regula, Felipe Hoffmann, enfatizou que o problema pode estar acontecendo em virtude da ação de grandes geradores de resíduos. Disse que 80% da coleta da Zona Norte ocorre atualmente em período diurno. Falou que o retorno da coleta em horário noturno será complexo com impacto nas 32 subprefeituras. Afirmou que levará para a agência reguladora a proposta do retorno do recolhimento para segundas, quartas e sextas, mantendo o horário diurno. Ponderou que até o final deste ano, essa nova resolução poderá entrar em  vigor. 

Reuniões sempre com grande público (foto Conseg)


Homenagem: Dario José Barreto, subprefeito de Jaçanã/Tremembé foi homenageado pelos serviços realizados, quando foi subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, entre os anos de 2017 e 2020. 

Homenagem (foto Conseg)


Entre as autoridades presentes: Marcelo(Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme), Renato(CET), Karl Marx(Sptrans), Penha(Conselho Tutelar), Marisa(Polícia Militar), Carla(Polícia Civil), Barbarote(GCM), Alessandra(Subprefeitura Santana/Tucuruvi) e Marcelo Viana(assessor da vereadora Ely Teruel).  A reunião foi realizada no Colégio Amorim Santa Teresa. 

O Conseg tem sua diretoria formada: Rubens Lopes, presidente, Wilson Roberto Padula, vice-presidente, José Maria da Rocha Filho, diretor social, Vera Lucia Lopes Agueda e Eulalia Maria Conceição Taliatti, secretárias.  



Você conhece o Conseg?  O Conselho Comunitário de Segurança ou CONSEG, surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si.

Os objetivos deste conselho são:

• Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
• A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
• Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
• Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Todos são convidados à participar (as polícias, munícipes, autoridades cívicas eleitas, as diversas instituições do bairro, a mídia local e afins). fonte: Prefeitura do Município de São Paulo).  

Em resumo: é você frente a frente com os principais órgãos e autoridades de sua região. 






Nenhum comentário: