domingo, 21 de maio de 2023

CONSEG comemora seus 38 anos

 


O Palácio dos Bandeirantes foi o palco das comemorações dos 38 anos dos Conselhos Comunitários de Segurança. Criado em 1985, é hoje a principal porta da cidadania na segurança pública. Uma verdadeira multidão acompanhou a cerimônia, na sexta-feira, 19 de maio.  Mais de mil pessoas estiveram no Palácio do Governo paulista. (Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985  - http://www.ssp.sp.gov.br/conseg/ ).

Elpidio Ulian, José Maria, Vera Agueda e Evandro Franco representaram o Conseg Vila Guilherme, Jardim São Paulo e Santana

O Conseg Vila Guilherme, Jardim São Paulo e Santana esteve representado pelo membro emérito dr. José Maria da Rocha Filho, da vice-presidente Vera Agueda, do secretário Evandro Franco e do munícipe Elpídio Ulian.

Na abertura do evento, o cel. Temístocles Telmo, coordenador geral dos Consegs, parabenizou os 10 mil voluntários que atuam mensalmente, nos 460 Consegs do Estado de São Paulo. “Temos uma função social. O Conseg traz o diagnóstico real, daquilo que realmente acontece nas comunidades”, afirmou.

Elpidio Ulian, cel. Telmo e Vera Agueda 

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite,  representou o governador Tarcisio de Freitas, disse que o Conseg é a política pública que deu certo.

Ex-presidente Michel Temer

O ex-presidente Michel Temer (fundador do Conseg) disse que o órgão nasceu durante uma visita que fez a cidade de Los Angeles, sul da Califórnia (EUA), quando ocupava o cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo. “Em 1985 fomos para Los Angeles, ver algumas aeronaves usadas no auxílio do policiamento. Ainda na área do aeroporto pedi para tomar um café mais encorpado, estilo italiano. Chegando ao restaurante fomos apresentados a um advogado que nos relatou como era a convivência entre a comunidade e a polícia local. Cheguei em São Paulo e contei sobre esse sistema ao governador Franco Montoro. Ele ficou entusiasmado e em três semanas estávamos inaugurando o primeiro Conseg, no bairro da Mooca”, explicou.

Entre as autoridades presentes: o deputado federal cel. Paulo Telhada, cel. Cássio Araújo de Freitas, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, dr. Artur José Dian, delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, cel. Henguel Pereira, chefe da Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil, deputado estadual e delegado Antonio Olim, e cel. Alvaro Camilo, subprefeito da Sé.

Ricardo Montoro

Ricardo Montoro, filho do ex-governador Franco Montoro foi homenageado. Foram agraciados com o diploma de agradecimento, dez presidentes de Consegs, que representaram todos os integrantes dos conselhos.


Nenhum comentário: