domingo, 21 de maio de 2023

CONSEG empossa nova diretoria

Evandro Franco, secretário, José Maria, membro emérito, Solange Romanelli, secretária, Rubens Lopes, presidente, Vera Agueda, vice-presidente e Dulcilene Ferreira, diretora social 

O auditório do Colégio Amorim Santa Teresa ficou lotado durante a posse da nova diretoria do Conseg Vila Guilherme, Jardim São Paulo e Santana.  O encontro ocorreu no dia 17 de maio e mais de 200 munícipes estiveram presentes.

Na abertura da reunião, o membro emérito do Conseg, Dr. José Maria da Rocha Filho, nomeou os integrantes que irão conduzir os trabalhos na gestão 2023/2025, são eles: Rubens Lopes, presidente, Vera Agueda, vice-presidente, Dulcilene Ferreira, diretora social, Evandro Franco e Solange Romanelli, secretários.

Capitão Tavares, vereadora Ely Teruel, inspetor Geovane Bazilio, dra. Karla Teixeira, Marcelo Guido, conselheira Penha Moreira, assessor técnico Ricardo Mariano

O presidente Rubens tomou a palavra e agradeceu o apoio e o incentivo para a nova diretoria. Disse da importância do trabalho voluntário e quanto o Conseg tem contribuído para a melhoria de vida das pessoas nos bairros de Vila Guilherme, Jardim São Paulo, Santana e adjacências.  Em seguida compôs a mesa dos trabalhos com as seguintes autoridades: capitão Luiz Augusto Alves Tavares, comandante do 4º BPM da 5ª Cia, Dra. Karla Regina Teixeira, delegada titular do 9º Distrito Policial, vereadora Ely Teruel, inspetor Geovane dos Santos Bazílio, comandante da Guarda Civil Metropolitana, João Evangelista dos Santos Neto, subprefeito de Santana/Tucuruvi, assessor técnico, Ricardo Mariano, Companhia de Engenharia de Tráfego, conselheira Penha Aparecida Moreira, Conselho Tutelar da Região de Vila Maria/Vila Guilherme e Marcelo Guido, chefe de gabinete da subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme.

Gustavo Ferri 

Centro Temporário de Acolhimento – CTA – Entre os assuntos de destaque da reunião, Gustavo Guimarães Ferri, gerente do CTA-15, falou sobre os serviços prestados na instituição. Localizado na Av. Zaki Narchi, o CTA atende especialmente a população que mora nas ruas. “Os CTAs estão subordinados a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas. Antes da pandemia, a cidade de São Paulo tinha aproximadamente 20 mil pessoas nas ruas, hoje são mais de 32 mil. Esse número pode estar subestimado, uma pesquisa recente aponta que são 50 mil moradores de rua”, afirmou o gerente. Gustavo enfatizou que o CTA não é um depósito de pessoas. Todos são acolhidos com qualidade e dentro de suas individualidades. Ressaltou que o maior desafio é encontrar trabalho para essas pessoas. “Todos querem uma ocupação, um trabalho, mas a mão de obra nem sempre é qualificada. Temos uma atuação socioeducativa. No entanto a inclusão é difícil”, observou. 

Bruno Araújo

Maus-tratos de animais – Existe uma carência nos modelos atuais de ações efetivas de combate aos maus-tratos de animais. Bruno Araújo, membro da Associação e Projeto Social Moradores de Rua e seus Cães (MRSC) discorreu sobre um fato curioso, aonde um cão maltratado, chegou perto de um grupo de pipeiros da região e curiosamente os levou ao seu “lar”. “O local era deplorável, muito sujo, sem qualquer estrutura”, afirmou Bruno. Disse ainda, que apesar dos avanços em relação à causa animal, segundo a lei são tratados como “coisas” e não como algo vivo, é o patrimônio de uma pessoa.  Explicou que maus-tratos não se trata apenas de bater no animal, a pessoa que acorrenta, deixa debaixo do sol, debaixo de chuva, não alimenta, comete esse delito. Falou também sobre a burocracia que existe na questão de denunciar o praticante de maus-tratos. “A pessoa denuncia, tem o direito de levar o cachorro, leva a polícia, mas vai levar para onde”, questionou?

Grande público acompanhou a reunião 

Para tirar um animal de outra pessoa precisa de um lar temporário, um laudo de um veterinário responsável, fazer a denúncia no DEPA (Delegacia de Animais), pode também fazer o Disque Denúncia 181. “Se você quiser resgatar um animal e pular uma destas etapas, mesmo que a pessoa maltrate, judie do animal, acaba tendo razão e pode entrar como uma representação contra você”, advertiu.  Rubens Lopes relatou sobre o aumento no número de abandono da raça chow-chow, que aparentemente é um cão dócil, mas pode se tornar agressivo. Agradeceu pela intervenção do inspetor Bazilio e da Dra. Karla na questão do cãozinho maltratado.

Professora Valeria e representantes do Casarão 

Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão – A professora Valeria, gestora Cultural, falou das atividades que ocorrem na Casa de Cultura da Vila Guilherme (Casarão). Localizado na Praça Oscar da Silva, esse polo cultural oferece 37 oficinas, entre elas: luta, balé, teatro, artesanato, skate, rumba, fórum do idoso, terapias terapêuticas e comportamentais, cursos de várias modalidades, inglês, tango, dança cigana e shows. Valeria convidou a todos para acompanhar o Instagram do Casarão e participar da ampla programação. Roberto (Betô) convocou a comunidade para ocupar o Casarão e a Praça Oscar da Silva.  A vice-presidente do Conseg, Vera Agueda disse que é usuária do local, participa do Fórum do Idoso e ressaltou os bailes que acontecem aos domingos.

Pipeiros da Vila Guilherme presentearam as autoridades 

Pipeiros – As equipes de pipas da Vila Guilherme presentearam a Guarda Civil Metropolitana, a Polícia Militar, Polícia Civil e a vereadora Ely Teruel,  com pipas com os brasões das respectivas corporações.

Vereadora Ely Teruel 

Manifestações - A vereadora Ely Teruel parabenizou o trabalho do Conseg, que atua diretamente no atendimento às necessidades da comunidade.  Descreveu algumas emendas que destinou para a região, entre elas: reforma das quadras poliesportivas nos bairros do Carandirú e Jardim São Paulo, reforma do canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e revitalização do Centro de Zoonoses.

Subprefeito João Neto

O subprefeito João Neto destacou o engajamento e participação da população nas reuniões do Conseg Vila Guilherme, Jardim São Paulo e Santana. Enalteceu o trabalho do presidente Rubens Lopes. “Rubens você tem espírito público, liderança nata, tenho muita admiração pelo trabalho que você realiza”, elogiou.  Agradeceu à vereadora Ely Teruel pelos recursos destinados para a região, em especial as obras de revitalização da Av. Luiz Dumont Villares e ao Ambulatório de Especialidades – AE-Tucuruvi.

Dr. Eco Planet 

Ailton Bolignari (Dr. Eco Planet) falou da importância da separação do lixo para a coleta seletiva. Pediu mais atenção e conscientização das pessoas. “Nossa coleta seletiva é muito ineficaz”, observou.

Nelson Ferreira 

O líder comunitário e empresário Nelson Ferreira informou que a Vila Maria irá receber um novo Pronto Socorro. Destacou que a obra teve iniciativa do ex-prefeito Bruno Covas. “A capacidade de atendimento irá triplicar e com a inclusão de mais 6 especialidades médicas”, concluiu.

Bruno Reis e Freddy ao lado do presidente Rubens Lopes e vereadora Ely Teruel 

O presidente Rubens parabenizou o trabalho do catador de reciclável Freddy e do gerente Bruno da Silva Reis (Tê), da empresa Minas Sucata.

Demandas e Devolutivas – Foram apresentadas demandas às autoridades e entregues devolutivas aos munícipes.

Fotos - agradecimento: Conseg e Daniel Gomes Aguilar

Nenhum comentário: