segunda-feira, 24 de julho de 2023

CONSEG: Pedofilia – O perigo está mais próximo do que você imagina!

Dra. Marina Cerqueira - Delegacia de Defesa da Mulher 

“A pedofilia é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma psicopatia sexual”, afirmou a Dra. Marina Cerqueira, delegada da 4ª Delegacia de Defesa da Mulher, durante a reunião do CONSEG, na quarta-feira, 19 de julho, no Colégio Amorim Santa Teresa.

Explicou que pedofilia é qualquer forma de abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes. Enfatizou que a legislação brasileira proíbe, é crime, qualquer ato sexual com menores de 14 anos.

da esquerda para a direita: Karl Marx(SPTRANS) Hugo Valério(CET), inspetor Elias José(GCM), Dra. Marina Cerqueira(DDM) Dr.Milton Gomes de Oliveira(Polícia Civil) subtenente Emerson Magalhães(4ªCia. do 5º BPM) Paulo de Assis(Subprefeitura Santana/Tucuruvi, conselheira Penha Moreira(Conselho Tutelar) e Fernando Silva(Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme)

A delegada informou que 80% dos casos acontecem no âmbito dos lares. “São crimes silenciosos. O pedófilo não tem característica. Pode ser qualquer um. Ele se camufla na sociedade”, destacou Marina.

A titular da Delegacia da Mulher pediu atenção dos pais quanto a ação de criminosos na internet. “A internet está aí. Ela pode atuar para o bem e para o mal. Existem plataformas/aplicativos, uma delas é a Discord. Muitas crianças ficam em seus quartos, sem a vigilância dos pais, participam de um suposto jogo e a disposição para qualquer abordagem. De cada cinco crianças, uma é abordada por um pedófilo na internet. Na qualidade de pai, mãe, educadores, tios, devemos passar para a criança o que é um comportamento adequado e inadequado na internet. Temos que ouvir a criança. Às vezes a criança traz uma narrativa e habitualmente desmerecemos essa descrição. Nesta narrativa entra o desconforto, medo, vergonha, imagina que alguém possa fazer mal para ela. São sinais”, orientou.


Marina parabenizou o Conseg Vila Guilherme, Santana e Jardim São Paulo por ter o Conselho Tutelar presente em suas reuniões. “Só neste Conseg observei essa participação”, disse a delegada.

Violência Doméstica - A delegada também falou sobre a Violência Doméstica. “Aquela história que em briga de marido e mulher não se coloca a colher, acabou. Hoje, é lei. Até nos condomínios, o síndico é obrigado a denunciar qualquer tipo de violência aos órgãos de segurança. A violência pode ser física, moral, psicológica, patrimonial e sexual. A violência nem sempre começa com o ato em si físico. Ele inicia com um linguajar pejorativo (você não presta) e vai evoluindo. As crianças estão sujeitas dentro deste ciclo de violência. A mãe que é agredida, que também agride. A pandemia alterou o comportamento das pessoas. Nós mulheres temos que fazer uma análise, de como estamos educando os homens e mulheres que estão vindo por aí. Temos que fazer um trabalho muito forte na Educação, caso contrário estaremos enxugando gelo por muito tempo. A tornozeleira eletrônica, que inibe ao agressor chegar perto da vítima, no caso de violência doméstica, ainda não foi implantada no Estado de São Paulo. Destaco a Lei Maria da Penha, Projeto Guardião, no caso da Violência Contra a Mulher (uma das melhores do mundo) e recente Lei Henry Borel que traz garantias ao público infantojuvenil.  A Violência Doméstica passa por um ciclo. Existe uma dependência emocional, financeira. As mulheres precisam romper este estágio desta dependência. O agressor dificilmente irá se regenerar. Se ele agrediu, voltará a agredir. O Estado de São Paulo tem uma plataforma pioneira para registros de violência sexual, doméstica que é a Delegacia de Defesa da Mulher online”, concluiu.

Presidente do Conseg, Rubens Lopes

Conselho Tutelar - A conselheira Penha Moreira disse que a criança não auto se manifesta, ela não sabe que está sofrendo, mas no olhar, na escuta, pode-se perceber o ato criminoso. Falou que o Estatuto da Criança e do Adolescente fez 33 anos neste ano. Ressaltou que trabalham em rede e a maior rede que possuem é a Educação.  Disse que é necessário agradecer às escolas. Observou que na escola existem salas com 35 alunos, a professora, o professor consegue perceber o comportamento de cada um deles, e os pais não. Pediu aos pais parar de colocar um celular na mão da criança para ele(a) ficar quietinho(a).  Falou que os maiores abusadores de crianças estão dentro de casa.

Reunião do Conseg sempre com a participação expressiva da comunidade 

9º DP – O Dr. Milton Gomes de Oliveira, delegado do 9º DP, relatou um caso onde uma professora conseguiu extrair da criança, através de desenhos, os abusos do pai cometidos contra o próprio filho. Salientou sobre a necessidade de melhorar a sociedade como um todo. “Inversão total de valores morais é que desencadeia essa série de comportamentos. Que valores a atual geração deixará como legado para seus sucessores?”, indagou o delegado.

O presidente do Conseg Rubens Lopes afirmou que é preciso ficar alerta a cada instante. “É melhor pecar por excesso do que por falta nestes casos”, orientou.

Camila e Alex, Restaurante Outback

Vagas de Emprego –  Durante a reunião os representantes do Restaurante Outback, Camila e Alex  comunicaram que a empresa está oferecendo 55 vagas de empregos para nova loja no Shopping  Lar Center. Os interessados estão sendo recepcionados na UNIP-Vila Guilherme.

Damaris Roberta, Fórum da Pessoa Idosa 

Fórum da Pessoa Idosa - Damaris Roberta, coordenadora do Fórum da Pessoa Idosa de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros  informou que as eleições do Fórum da Pessoa Idosa ocorriam com a apresentação espontânea das pessoas. Disse que no dia 30 de junho o prefeito instituiu um novo decreto em que as eleições passarão a ser em caráter deliberativo. Falou que os fóruns terão direito a 2 vagas. Mais informações poderão ser adquiridas no Casarão-Vila Guilherme.


4ª Cia. do 5º BPM – O subtenente  Emerson Magalhães discorreu sobre as atividades da 4ª Cia. do 5º BPM/M.

Ocorreram mais manifestações:  Karl Marx, assessor de Assuntos Comunitários da SPTRANS, Nelson Ferreira, Conselho de Saúde de Vila Maria, Edilva Celina da Silva, EMEF Piva e do inspetor Elias José, da Guarda Civil Metropolitana.

Ao final da reunião todos os presentes puderam se apresentar e falar sobre os seus ramos de atividades.

Nenhum comentário: