domingo, 8 de setembro de 2024

Reunião do Conseg apresenta dados da Segurança Pública na região


No dia 15 de maio, o Conseg Vila Guilherme, Santana, Jardim São Paulo e adjacências apresentou dados da Segurança Pública na região. O encontro foi realizado no auditório do Colégio Amorim Santa Teresa, na Vila Guilherme. A reunião foi presidida por Rubens Lopes. 

Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme – Assessor Marcelo Guido

“Dados de Janeiro até Abril de 2024: Zeladoria – guias e sarjetas concretadas: 952, galerias inspecionadas: 190, galerias reformadas: 132, boca de lobo reformadas: 175, grelhas trocadas: 7, (por ocasião de furtos as grelhas estão sendo feitas de cimento), guia chapéus trocados (entrada de boca de lobo): 64, posto de visitação reformadas: 16, alinhamento de guias retas: 248, áreas de alvenarias construídas: 8, concretagem de passeios, calçadas, etc: 648 m2, trocas de guias retas: 171, concretagem sarjetão: 40, troca de tampa de boca de lobo: 175. Áreas Verdes – duas equipes: limpeza de corte de mato e grama: 838 mil m/2,  podas de árvores: 1.120, árvores removidas: 88, árvores plantadas: 2, microdrenagem mecanizada/caminhão hidrojato: 1.030, microdrenagem posto de visitação: 311, extensão de ramais limpos: 12 mil m2, extensão de galerias limpas: 13 mil m/2, limpeza de margem de córrego: 107 mil m2, limpeza na extensão dos córregos: 19 mil m2. Fiscalização: veículos removidos com ação fiscal: 157,  fiscalização de comércio irregular: 52, obras irregulares: 47, MPL – uso de passeios irregulares: 223, denúncia de terrenos/dengue: 173, desfazimento/moradores de situação de rua/pontos críticos/todas as terças e quintas-feiras: Joaquina Ramalho, Cel. Marques Ribeiro, trecho da Av. Luiz Dumont Villares, Av. Nadir Dias de Figueiredo, Av. Ten. Amaro, Praça Santo Eduardo, Praça Angelo Conte, Praça Santa Luisa de Marilac, Av. Guilherme Cotching, entre outros”.

-Conselho Tutelar – Conselheira Penha Aparecida Moreira

“O Conselho Tutelar de Vila Maria/Vila Guilherme é composto por 5 conselheiras. Em abril ocorreu 208 atendimentos. Não é possível relatar os atendimentos devido ao compromisso de sigilo total. Não existe legislação que impeça as pessoas ficarem nos semáforos solicitando ajuda. Existe sim legislação que exige que a criança esteja estudando, tomando vacina, etc. Temos que entender a função e atribuição de cada órgão e cumprir a lei. Foram em abril 208 violações de direitos. É muita coisa. São 208 famílias. São muitas pessoas envolvidas. Só percebemos casos nas ruas, mas temos muitos problemas em prédios e muitas pessoas decidem não se envolver. Como não se envolver se ali tem uma criança, tem um adolescente? Temos muita dificuldade de acesso em condomínios. Convido a todos vocês para conhecerem o nosso local de trabalho e vivenciar um pouco daquilo que fazemos. Rua General Mendes, 144, Vila Maria Alta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17".  

Subprefeitura Santana/Tucuruvi – Assessora Luciana Carla Gomes

“Corte de grama até abril 413 mil m2, atendimento de áreas de jardinagem 54 mil m2 (somente em abril), evolução de estoque 1.177. Temos 32 subprefeituras, o novo subprefeito assumiu em dezembro do ano passado. Nós estávamos no ranking quase em último lugar, hoje estamos em 12º lugar em melhor atendimento e agilidade. Gráficos de janeiro até abril de 2024. Vou fazer o levantamento de tudo que  foi feito e passo para vocês”.

Policia Militar – 5º BPM/M – 4ª Cia  – 2º Sargento Edgar Monteiro de Oliveira Neves 

“A missão da Polícia Militar é o patrulhamento ostensivo e preventivo. Estamos trabalhando diuturnamente para coibir e inibir os delitos em nossa área. Na Rua São Quirino estamos intensificando o policiamento, no entanto não há boletim de ocorrência neste logradouro. As pessoas não estão fazendo boletins e não estão ligando para o 190. Mas mesmo assim estamos atuando. Ocorreu aqui uma demanda, o mês passado, e nosso capitão designou  o policiamento. Na Rua Mimoso do Sul, final da Rua Gabriel Piza, foram informados furtos, roubos e uso de entorpecentes. Estamos também fazendo policiamento intensivo. O uso de entorpecentes está sendo realizado, no entanto furtos e roubos também não recebemos notificações através de boletins. A Policia Militar trabalha em cima de estatísticas e ali a Companhia atua em Santana, Carandirú, Tietê, Vila Guilherme, Jardim São Paulo, Vila Isolina Mazzei, Vila Paiva, Vila Leonor, então não é uma área pequena. É difícil estar em todos locais ao mesmo tempo. Conforme a estatística vamos direcionando o policiamento. Vamos estar num local e outro local estará descoberto. Direcionamos nossos homens diariamente, semanalmente para combater o crime. Só neste mês de abril foram mais de 1.200 abordagens policiais, 150 veículos vistoriados, 10 veículos recuperados de roubos e furtos, 15 pessoas presas (destas 15, somente 1 ficou presa, as outras 14 foram soltas na audiência de custódia). Esta é a Lei, vamos enxugando gelo. Menores apreendidos foram 5 (Adolescentes que ficam na Av. Cruzeiro do Sul efetuando furtos e roubos de celulares. Temos o Estatuto da Criança e Adolescente. Vai lá o pai, mãe, tia, avó, e eles acabam sendo soltos). Tivemos 85 furtos de celulares na Av. Cruzeiro do Sul. A cada dia passam pela avenida 250 mil pessoas. Se formos lá agora vamos ver 30 ou mais pessoas com celulares na mão. É difícil combater esse tipo de furto. As pessoas precisam se conscientizar. Em 1997 foi criado o Policiamento Comunitário, em meados de 2008 foi criado o Programa Vigilância Solidária. Hoje aqui na nossa área temos 35 ruas que participam deste Programa. Seria interessante se tivessem mais. Tem lá um policial no grupo, o pessoal joga a demanda e a Policia pode agir com mais rapidez. Peço a todos que liguem no 190, compareçam em nossa Companhia, na Rua dos Camarés, que a Policia está a disposição de vocês”.

SPTRANS –Assessor de Assuntos Comunitários Karl Marx

“Às vezes temos algumas dificuldades com relação ao transporte coletivo porque nossa cidade é gigantesca. Temos desafios a vencer diariamente. As pessoas pedem mudança de ponto de ônibus, no entanto ocorre que toda vez que mexemos em algo que está ali há muito tempo, vamos alterar na vida de várias pessoas. É necessário um estudo para que isso aconteça. O ônibus vai te atender, mas quantos pontos ele vai deixar de passar? Ou seja, nossos técnicos têm uma série de cuidados nesse sentido. As coisas não são feitas aleatoriamente. Outro pedido: abrigo no ponto de ônibus. Nós queremos colocar o abrigo, mas a calçada não comporta. Em São Paulo temos 1300 linhas de ônibus, 14 mil ônibus que circulam diariamente para fazer algo, que se nós parássemos para analisar, é fantástica a engenharia do transporte público de nossa cidade. Porque você levar milhões de pessoas de manhã numa faixa horária de duas ou três horas para o local de trabalho e no final do dia você fazer esse deslocamento ao contrário de milhões de pessoas é uma coisa extraordinária. Antes da pandemia, somente ônibus, transportavam por dia, 10 milhões de passageiros. É como se deslocássemos um país inteiro pela manhã e trouxesse todos ao final do dia.  Isso só se consegue com técnica, conhecimento. Temos orgulho do transporte da cidade, mesmo com algumas dificuldades. Nossa cidade cresceu desordenadamente. Às vezes as pessoas pedem uma linha, mas se colocarmos naquele local vai gerar acidente, porque é ribanceira, o ônibus vai bater nas casas. Mas mesmo assim, sempre que somos solicitados, vamos no limite para tentar fazer que o transporte chegue mais próximo daquelas pessoas. Quero que tenham a certeza, que a devolutiva das demandas vem respondidas em cima de uma área técnica. Pontos de ônibus e abrigos, são 20 mil, todos cadastrados. Temos as fotos daquele local. Nada está perdido na cidade.

Temos técnicos que estão há 40 anos na empresa, conhecem tudo e sabem exatamente o que é e não é possível. Ficamos tristes quando não conseguimos atender, mas nos sentimos gratificados quando vamos no limite e alcançamos o desejo daquelas pessoas. Nosso compromisso é fazer o melhor para a população”.

Guarda Civil Metropolitana – Vila Maria/Vila Guilherme –Inspetor de Divisão Marcelo Oliva

“Entre outros programas, a GCM trabalha com o Programa Guardião Maria da Penha que atende mulheres em situação de vulnerabilidade. Programa Criança sobre Nossa Guarda, que executam teatros em escolas, creches, condomínios, com fantoches e passam modos de tratamento entre amigos, questões de bullying, etc. Temos o canil, faz atividades com crianças, eventos, e toda parte educacional. Temos o GEPAD (Grupo de Educação e Prevenção às Drogas), atuamos em escolas, creches e empresas. Orientações de prevenir e tratamento sobre o uso de drogas. Casas de Mediação onde agimos nas subprefeituras. Fazemos um atendimento para evitar chegar aos fóruns. Mediamos algumas situações que podem ser contornadas. Brigas entre vizinhos, etc. Programa de Proteção Escolar, Ambiental, Patrimônio Público, Pessoas em situação de Rua e Controle do espaço Público. Inclusive algumas de nossas equipes estão atuando na ajuda ao Rio Grande do Sul. Resgates de pessoas e animais. De janeiro a abril de 2024, violência doméstica e agressões tivemos em média de 14 a 20 ocorrências. Roubos, furtos, 25 ocorrências. Tentativa de suicídio 2 ocorrências. Tentativa de estupro 2 ocorrências. Apoio aos outros órgãos (Subprefeituras, Conselho Tutelar, Sptrans) foram 50 a 60 ocorrências. Crimes ambientais, como desmatamento, soltura de balões, 4 ocorrências. Esclareço que qualquer munícipe que flagrar uma tentativa de derrubada de árvore ligue para o 153, telefone de nossa Polícia Ambiental”.  

Ao final o presidente agradeceu a presença das autoridades, comerciantes, dos munícipes, lideranças e do apoio da atual diretoria do Conseg: Vera Lucia Lopes Agueda, vice-presidente, Dulcilene Ferreira, diretora social, Evandro Franco, 1º secretário, Solange Romanelli, 2ª secretária e do membro emérito José Maria da Rocha Filho.

Nenhum comentário: