Para comemorar a Semana do Empreendedor, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, o SEBRAE-SP e a Associação Comercial de São Paulo homenagearam núcleos participantes do Programa Empreender da capital.
O evento foi realizado na última quinta-feira (25/11) no auditório da ACSP. Há 7 anos, o Empreender foi instituído na cidade de São Paulo através das 15 distritais da Associação Comercial.
Os principais núcleos trabalhados foram: óticas, confecções, oficinas mecânicas, beleza, escolas e imobiliárias. Durante os encontros os empresários se beneficiam com troca de informações, compras em conjunto, parcerias com fornecedores e capacitação para funcionários. “A grande sacada do Empreender é proporcionar para as empresas a melhora na capacidade de gestão, elevação do faturamento, aumento da produtividade e competitividade com as grandes redes”, explicou Roberta Sodré, agente do Empreender Distrital Lapa.
Roberta destacou que devido ao sucesso do programa foram criadas associações de classe, de iniciativa dos próprios participantes dos núcleos. “A Associação Nacional de Empresas do Setor de Beleza(ANESBE), a Associação Nacional das Escolas Particulares(ANEP) e a Associação Grupo Mais Óticas, surgiu através do Empreender”, disse.
O vice-presidente, coordenador institucional da ACSP, Roberto Mateus Ordine, afirmou que o trabalho dos empreendedores faz o Brasil crescer. Para ele a parceria da Associação Comercial e do SEBRAE é fundamental para o sucesso do Empreender.
Ordine, que durante o encontro representava o presidente da entidade Alencar Burti, analisou a atual situação econômica do país, a carga tributária e o quadro político.
Para o coordenador do Projeto Empreender, Nelson Andujar, trabalhar em grupo não é fácil. “Quebrar a idéia da concorrência é um trabalho árduo. Temos que agregar novas empresas no projeto. Quanto mais empresários, mais representatividade e consequentemente teremos mais força”, observou.
Em suas palavras o gerente da unidade capital do SEBRAE-SP, Nilton de Castro, admitiu que o Empreender tem uma maior participação no interior do Estado. “Temos que quebrar este paradigma. Este trabalho apresentado mostra que conseguimos ultrapassar alguns obstáculos”, analisou.
Os empresários Sonia Kanashiro(núcleo de escolas), Luiz Eduardo Moura (núcleo de Óticas) e Rubia Olympio (núcleo de beleza) apresentaram cases de sucesso. O professor da Faculdade Rio Branco, Antonio Roberto Oliveira, demonstrou o trabalho realizado pelo núcleo de Oficinas Mecânicas, com o desenvolvimento e gerenciamento de uma marca para o grupo(Branding). “Procuramos construir uma marca forte, única, reconhecida no mundo todo e que atendesse de forma bastante significativa aos clientes da rede reparadora automotiva. Depois de muito estudo chegamos o nome: KlarBR. “, explicou.
A ação Folia no Tendal (http://evandrofrancoacsp.blogspot.com/2010/10/empreender-promove-festa-para-criancas.html) foi apresentada pela psicóloga Shirlene Gimenes.
Foram homenageadas com o troféu Marco da Paz as escolas: Leãozinho, Gonçalves Gallo, Tremembé, Joana Sapeca, Érica Santos, Smart Kids, Branca Alves de Lima, Mundo Melhor, Futuros Gênios, Por do Sol, Tia Lilita, Alves de Freitas, Palmeira Encantada e Edificar. (Marco da Paz: http://evandrofrancoacsp.blogspot.com/2010/09/policiais-sao-homenageados-pela-acsp.html)
Empreender em números – referência (2009/2010):
-5.320 - visitas realizadas;
-280 – empresários atendidos;
-140 – empresas atendidas;
-1800 – beneficiados indiretos;
-3732 – pessoas impactadas;
-560 – funcionários atendidos;
-750 – reuniões realizadas;
-2250 – horas de reuniões;
As reuniões do Empreender são orientadas pelos agentes: Evanir Lira(distritais Norte e Vila Maria), Wellington Ribeiro(Santo Amaro), Vilma Fernandes(São Miguel), Pedro Ferreira(Mooca), Andrius Dias(Ipiranga), Izildinha Faro(Tatuapé) e Roberta Sodré(Lapa).
Informações: (11) 2979-4504 / 2973-3708(ACSP-Distrital Norte).
Foto: escolas homenageadas.